Propriedades da liga de titânioA liga de titânio é um material de liga metálica que consiste em titânio misturado com outros metais, geralmente pequenas quantidades de paládio, vanádio, alumínio e/ou estanho. Estes metais fornecem propriedades melhoradas ao titânio puro, tais como resistência à corrosão, boa soldabilidade, estabilidade e resistência a temperaturas elevadas. O titânio puro é muito duro, o que pode torná-lo difícil de soldar e formar.

Uma aplicação típica para o titânio puro refere-se a implantes ortopédicos e implantes dentários, mas este tipo de liga de metal é bastante aproveitado em outras aplicações, incluindo alguns componentes usados na engenharia aeroespacial, em motores de alta temperatura e em equipamentos esportivos feitos de liga de titânio. Muitas ligas de outros metais também contêm pequenas quantidades de titânio, mas estas não são consideradas ligas de titânio, a menos que o titânio componha a maior parte da substância.

O titânio é muitas vezes considerado um metal eficaz por sua alta resistência e leveza. Tão forte como o aço e duas vezes mais forte que o alumínio, o titânio é 45% mais leve que o aço e apenas 60% mais pesado que o alumínio. Esse tipo de metal também tem a vantagem de ser não-reativo com o corpo humano, tornando-a ideal para implantes médicos, tais como pinos para unir ossos quebrados. No entanto, seu alto custo tem limitado o seu uso.

Propriedades da liga de titânioHá 38 tipos comuns de liga de titânio, mas a mistura típica é de 90% de titânio, 6% alumínio e 4% de vanádio. Existem graus de titânio de 1 a 38, com o grau 38 sendo o mais recentemente inventado. Os graus não indicam força ou outro requisito, eles são utilizados apenas para facilitar a consulta, embora os graus anteriores fossem os primeiros a serem comumente produzidos. O titânio de grau 5 também é conhecido como Titanium 6AL-4V, sendo considerado adequado para uso militar. Este grau de liga de titânio é estável em aplicações de até 400 ° C, com a aplicação em turbinas de aviões, que giram muito rapidamente e ficam muito aquecidas.

Além de seu uso generalizado em equipamentos militares, a liga de titânio pode ser encontrada no setor automotivo, sendo aplicado na fabricação de bielas de automóveis como Porsche e Ferrari. A presença desses metais é, em boa parte, a razão de esses carros serem tão caros, mas também são motivo de maior confiabilidade, qualidade e capacidade de oferecer altas velocidades. Contudo, um material similar e de alta qualidade é a fibra de carbono, que também é mais barato que o titânio, mas fornece a mesma eficácia.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica