O que é um transceptor de infravermelho

O que é um transceptor de infravermelhoUm transceptor infravermelho é um dispositivo eletrônico capaz de enviar e receber dados por infravermelho. Estes dispositivos são mais comumente vistos em uso no setor de telecomunicações, embora tenham outras aplicações também. Alguns fabricantes de equipamentos de infravermelho, muitas vezes, produzem tipos de transceptores de infravermelho, e eles podem ser encontrados em lojas de eletrônica e hardware.

O termo “transceptor” é uma junção de “transmissor” e “receptor”, implicando, neste caso, que o dispositivo transmite e recebe luz infravermelha. Alguns modelos de transceptores podem fazer isso simultaneamente, enquanto outros são utilizados para uma função ou outra, em determinado momento. O dispositivo pode ter um limite de alcance medido em raio, requerendo que esteja em uma determinada posição para funcionar corretamente, ou pode ter uma extensão mais ampla, dependendo da forma como os aplicativos foram projetados. Um tipo de transceptor de infravermelho geralmente vem com especificações sobre o alcance do dispositivo, a largura do feixe e a potência do componente.

transceptor de infravermelhoNas comunicações, os transceptores de infravermelho são frequentemente usados para sincronizar dispositivos. Por exemplo, um assistente pessoal digital (PDA) pode ser sincronizado com um computador pessoal através do uso de transceptores de infravermelho nos dois dispositivos. Os sistemas podem enviar dados um ao outro de modo sincronizado, conforme necessário, dependendo de quais dispositivos estão envolvidos. Alguns destes dispositivos de eletrônica sincronizam automaticamente sempre que entram em escala, sem qualquer esforço por parte do operador.

Transceptores de infravermelho modernos também são aplicados na coleta de dados em pesquisas de campo. Ao aproveitar um transceptor portátil de infravermelho, um pesquisador consegue coletar dados no dispositivo portátil, e depois descarregar em um computador através de um transceptor de infravermelho. O transceptor também recebe informações como atualizações de software e alterações de dados.

Muitos dispositivos que se comunicam com base no infravermelho têm um transmissor, um receptor ou transceptor embutido, ou um slot no qual um dispositivo de infravermelho pode ser equipado. Estes, por vezes, exigem algum esforço para substituir, embora possa ser feito, com peças de reposição encomendados através do fabricante ou através de outra empresa.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password