Definição de corrente alternada em elétricaA corrente alternada (corrente AC de eletricidade) é o tipo de energia mais comumente usado em casas e empresas em todo o mundo. O termo “alternada” se deve ao fato de a corrente inverter a direção em um circuito elétrico em intervalos regulares, geralmente várias vezes por segundo. A corrente alternada é criada por um gerador elétrico, que determina a frequência dessas oscilações. No Brasil, a corrente alternada é gerada em 60 hertz, o que significa que a corrente alterna 60 vezes por segundo.

Há uma série de razões pelas quais muitas usinas de energia elétrica produzem corrente AC, em vez de corrente DC, ou corrente contínua de energia, na qual os elétrons fluem constantemente em uma direção. Primeiramente, grandes geradores produzem AC naturalmente, de modo que a conversão para a corrente elétrica DC exigiria um requisito extra e, portanto, um custo adicional. Em segundo lugar, e talvez o item mais importante, os transformadores elétricos devem ter corrente alternada para operar. Esses tipos de transformadores são uma parte crucial de uma rede elétrica, porque eles realizam a tarefa de intensificar a tensão elétrica de longo alcance de transmissão, bem como fornecem tensão para um nível seguro destinado ao uso em residências, indústrias e empresas.

Os transformadores são dispositivos simples, baratos, mais comumente encontrados em subestações de energia e montados em postes de energia perto de residências. Em um tipo de subestação de energia, os transformadores recebem a tensão AC moderada gerada pela usina, e aumentam muito essa tensão para a transmissão de longa distância. A alta tensão permite que a eletricidade seja transportada de modo muito mais eficiente. Outras subestações reduzem a tensão no final de uma linha de transmissão, e a eletricidade é conectada a uma rede local. Neste ponto, a tensão é diminuída ainda mais, um pouco antes de entrar em casas e outros edifícios para utilização pelos consumidores.

Corrente alternada Pode-se dizer que a corrente alternada também tem a vantagem de ser de mais fácil conversão do que a corrente elétrica contínua. Isto é importante porque muitos eletrodomésticos pequenos só funcionam com corrente DC. Muitas impressoras, computadores portáteis e carregadores de bateria, por exemplo, usam um adaptador AC para mudar de corrente alternada em corrente contínua. Os adaptadores de corrente elétrica são intercambiáveis em algum grau e são normalmente incluídos com o aparelho pelo fabricante. Converter DC para AC, por outro lado, é um processo caro, tornando a corrente AC a melhor escolha para uma especificação padrão de energia elétrica.

Alguns tipos de circuitos de corrente alternada são empregadas principalmente para transmitir informações, no lugar de transmitir eletricidade. Circuitos de informação, tais como aqueles usados na transmissão de telefone e rádio, empregam quantidades variáveis de tensão, corrente e frequência, a fim de transmitir informações precisas. Estes tipos de circuitos AC não são muito eficientes, mas este atributo é realmente adequado para circuitos de informação, uma vez que sua finalidade é a transmissão de dados, ao invés de transmissão de energia elétrica.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Elétrica & Eletrônica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Elétrica & Eletrônica