Como instalar tubulação de cobre flexívelO tubo de cobre pode ser flexível ou rígido. Em construções recentes é mais provável que sejam encontrados tubos de cobre rígido, pois isto faz para uma instalação mais limpa. Quando os reparos são necessários, muitos encanadores vão utilizar tubos de cobre flexíveis de modo que um prego ou outros obstáculos possam ser contornados facilmente. Tubos de cobre rígidos são mais difíceis de usar do que os tubos de cobre flexíveis, por isso ainda são os preferidos na construção civil. Abaixo serão listadas formas para aprender como instalar tubulação de cobre flexível.

1. Deve-se primeiro aprender maneiras para lidar com os tubos de cobre flexíveis com cuidado. Tubos flexíveis, muitas vezes, vêm em uma caixa que deve ser prendida pela alça da caixa, e não pelo interior do cano de cobre.

2. O tubo de cobre flexível tem que ser torcido, a fim de desenrolá-lo e endireitá-lo de acordo com o comprimento necessário. Ele deve ser esticado alguns centímetros de cada vez.

3. O tubo de cobre flexível deve ser cortado com um cortador de tubo ou serra. Depois do corte feito, deve-se lixar quaisquer rebarbas do corte final na parte interna e externa do tubo de cobre. Para tanto, pode ser usada a própria lâmina do cortador de tubo ou uma lima de metal.

4. É preciso conduzir o tubo de cobre flexível na direção que será utilizado e dobrá-lo gradualmente em grandes arcos para evitar torções. Uma vez que tenha sido feita uma dobra no tubo de cobre, ele não poderá ser utilizado.

Tubulação de cobre flexível 5. Deslize um tubo de mola espiral na tubulação de cobre flexível para quaisquer curvas fechadas que sejam necessárias. Será quase impossível fazer uma dobra na tubulação se esta ferramenta for utilizada.

6. Reparação do tubo de cobre. Para tanto é necessário que seja feito um polimento na tubulação a fim de remover sujeira e graxa. No caso de uma solda comum, não é necessário polir muito o tubo.

7. Deve-se introduzir o tubo de cobre flexível na tubulação quebrada, e para a aderência pode ser usado um acessório de compressão, conexões de alargamento ou o processo de solda. Instalar as conexões de cobre de alargamento de tubulação nos tubos de cobre flexíveis exige uma tubulação de alargamento ajustada que caracterize o tamanho exato da tubulação.

8. O tubo de cobre não pode ser utilizado na tubulação de gás. O gás natural causará lascas no interior do tubo, danificando o equipamento.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil