Tipos de robôs para pintura industrialA pintura industrial é um trabalho perfeito para robôs, pois é um trabalho árduo, desagradável, sujo, perigoso, tóxico, precisa de concentração total e exige uma atenção cuidadosa aos detalhes. Os robôs automatizados fazem a tarefa de pintura em um período de tempo muito menor e com qualidade, sem contar que não passam pelos mesmos riscos de segurança e de periculosidade pelos quais um profissional passaria. Os robôs são programados para diversas atividades diferentes, sempre com base no sistema CNC ou com uso de outro software de programação, o que assegura uma pintura milimetricamente precisa. Há uma grande variedade disponível de tipos de robôs para pintura industrial no mercado atualmente.

Pequenos trabalhos de pintura

Há uma série de pequenos itens comerciais que precisam ser pintados - celulares, computadores, lâmpadas, cabos de escova, etc. A estação de trabalho onde esses pequenos itens são pintados é chamada de "cabine de pintura", pois esta estação é geralmente fechada a fim de manter a pintura em seu interior. Estas cabines de pintura são tóxicas para os seres humanos e, portanto, um candidato perfeito para um trabalho desse tipo seria um robô. Muitas vezes os robôs são controlados e guiados por operadores que ficam em áreas externas e em torno do local onde o robô opera.

Pintura industrial  em linhas de montagem

robôs para pintura industrialEm uma linha de montagem, os tipos de robôs automatizados para os serviços de pintura podem ser essenciais, uma vez que essas máquinas não se cansam de trabalhar como os seres humanos, e são capazes de aplicar a pintura nos pontos determinados, sem ser necessário repetir a tarefa. Antes dos robôs, um ser humano seria colocado em uma estação e faria o mesmo trabalho com cada item da linha de montagem. Um desses trabalhos é a pintura. O item deve ser pintado com rapidez e precisão - mas é exatamente o mesmo trabalho durante todo o dia, o que torna este ofício cansativo e monótono. Usar robôs na pintura em uma linha de montagem também evita que os trabalhadores respirem a fumaça da tinta durante todo o dia. Os robôs na linha de montagem em sistema de automação são programados de modo padronizado ou personalizado, de acordo com cada atividade a ser desempenhada pela máquina.

Pintura industrial de grandes áreas

A pintura industrial com uso de braços robóticos é impraticável para a pintura de grandes áreas, como a cauda de um jato jumbo ou a lateral de um grande navio. No entanto, existem vários sistemas robóticos para pinturas em grandes áreas. Estes sistemas podem atuar em áreas reais de até 100 metros por 100 metros. Há também áreas como estruturas de veículos a motor ou peças grandes o suficiente como partes de um avião jumbo. Estes robôs de pintura devem ser executados a partir de programas ou controlados remotamente.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Automação Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Automação Industrial