Como manter uma empilhadeiraUma empilhadeira é um equipamento industrial que tem garfos e uma plataforma que pode ser levantada e abaixada. As empilhadeiras são ideais para movimentação de cargas pesadas, sendo aproveitadas em indústrias, armazéns, empresas de logística e pequenas empresas para o transporte de produtos de peso elevado e para tanto é necessário mantê-la bem e prolongar a sua vida.

1 - Verificar o fluido hidráulico, o óleo do motor e o fluido da transmissão regular de forma a manter a empilhadeira corretamente. A quantidade de vezes que os níveis de fluidos deverão ser verificados dependerá de quantas vezes a empilhadeira for utilizada. Se usada diariamente, a verificação precisará ser diária. Para uso ocasional da empilhadeira, verificações semanais ou mensais são suficientes.

2 - Certifique-se de todos os encaixes que necessitam de graxa sejam lubrificados regularmente. Em uma empilhadeira, isso inclui principalmente todos os componentes móveis.

3 – Em uma empilhadeira elétrica é primordial que a bateria esteja totalmente carregada. Se a empilhadeira é executada com gás LP, deve-se certificar que o tanque esteja cheio, a fim de manter o equipamento de forma eficiente.

4 – Deve-se prestar atenção aos indicadores e luzes de advertência em uma empilhadeira. Qualquer luz ou medidor que indique um problema deve ser verificado imediatamente. A não verificação pode resultar em mais reparos caros e problemas adicionais.

Empilhadeira elétrica 5 – Outro item importante a ser verificado regularmente são os controles. Se os controles estiverem com folga ou frouxos, a empilhadeira pode precisar de fluido hidráulico, ou pode haver um vazamento em uma das linhas. Qualquer um dos dois problemas deve ser verificado e corrigido.

6 - Os pneus devem ser verificados diariamente. Alguns pneus de empilhadeira requerem ar. Outros são apenas formados por pedaços de borracha sólida. Se os pneus da empilhadeira requerem ar, é necessário certificar-se de que a pressão do ar nos pneus é a correta. Se os seus pneus são apenas de borracha sólida, verificar se há cortes no pneu. Isso poderia causar um movimento instável e possivelmente gerar danos ao material que esta sendo transportado.

7 - É importante manter o nível apropriado de líquido hidráulico no reservatório de uma empilhadeira. Um nível inadequado de líquido hidráulico diminuirá as capacidades de levantamento e de direção. Já a superabundância do líquido pode conduzir a outros problemas, tais como escapes e vazamentos. Muitos fabricantes recomendam substituir o óleo hidráulico de uma empilhadeira a cada 1.000 horas do uso.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos