Máquinas de corte a laserAs máquinas de corte a laser permitem que os fabricantes de metais criem peças de alta qualidade que exigem muito pouco ou quase nada de acabamento. Como o corte a laser é de alta potência, o excesso de material é derretido, queimado ou vaporiza. Um jato de alta pressão de gás também retira quaisquer detritos, resultando em um corte de superfície precisamente acabado.

Dois tipos de máquinas de corte a laser em uso hoje são o CO2 e o YAG. As máquinas de corte a laser de CO2 foram um dos primeiros equipamentos de corte a laser a gás, sendo a variedade mais comum de máquina de corte a laser. Elas oferecem uma excelente relação de potência de entrada/saída muito eficiente. Os lasers YAG são em estado sólido e usam um cristal como um meio de aplicação. Eles cortam o aço e outras ligas na indústria metalúrgica.

Corte a laser versus o corte mecânico

Os modelos de máquinas de corte a laser são distintos dos tradicionais cortadores mecânicos. Uma vez que o laser nunca entra em contato físico com o metal, há pouco ou nenhum desgaste no equipamento, havendo menos oportunidades para o material ser contaminado. Os tipos de máquinas de corte a laser também cortam o metal com maior precisão do que os cortadores de meios mecânicos.

No corte mecânico, normalmente há uma ampla zona afetada de calor que pode causar a deformação do material. Graças às máquinas de corte a laser, a zona afetada pelo calor é pequena, reduzindo assim a possibilidade de deformação do material. Apesar do corte a laser oferecer inúmeras vantagens, ele também consome um nível muito alto de energia.

Benefícios da máquina de corte a laser

As máquinas de corte a laser oferecem um número substancial de benefícios a serem considerados ao selecionar um dispositivo de corte. Além de suas vantagens sobre o corte mecânico convencional, o corte a laser é um processo rápido e simples. A segurança também é importante e, como resultado, a maioria das máquinas a laser é totalmente fechada para evitar acidentes.

corte a laserOs equipamentos a laser são equipados com telas de computador sensíveis ao toque, onde os trabalhadores podem fazer alterações do projeto em forma de protótipos.

Considerações da máquina de corte a laser

Embora sejam excepcionais para o corte do aço e outros metais pesados, as máquinas de corte a laser normalmente não funcionam bem em metais altamente reflexivos, como o cobre e o alumínio. Uma vez que estes metais refletem luz do laser com muita facilidade e também absorvem o calor, feixes de grande potência são necessários para o corte.

Ao perfurar, as máquinas de corte a laser criam orifícios ligeiramente cônicos, devido ao fato de que a superfície do orifício ser ligeiramente maior em diâmetro que a parte mais profunda. Como o corte a laser derrete o material no caminho do feixe, o metal pode endurecer na punção, especialmente em materiais tratados termicamente. Embora possa ser benéfica em algumas aplicações, esta questão pode ser prejudicial para aqueles que exigem um trabalho adicional, como o rosqueamento.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos