Usos do álcool isopropílico

Usos do álcool isopropílicoO álcool isopropílico, também conhecido somente por álcool, é um composto químico inflamável com dezenas de usos práticos. Este suprimento pode ser utilizado como um agente de limpeza antibacteriano e desinfetante, bem como tem a propriedade de remoção de manchas e limpeza de dispositivos eletrônicos delicados. A fabricação e os usos industriais do álcool isopropílico incluem solventes industriais e aditivos de combustível, além de servir como solvente para produtos baseados em petróleo.

Uma vez que a composição química do álcool industrial isopropílico é uma combinação simples de carbono, hidrogênio e oxigênio, este produto não é tóxico e, portanto, se mostra seguro em muitos ambientes, contudo é de fácil combustão, o que requer certo cuidado no manuseio. A rápida evaporação é também uma característica benéfica, tornando o álcool isopropílico um limpador favorável para equipamentos eletrônicos sensíveis ou máquinas em instalações de manufatura. Remover o fluido hidráulico, o óleo de motor e a graxa de rolamento e são apenas algumas das tarefas onde se pode aplicar o uso industrial do álcool isopropílico.

Em aplicações industriais, o álcool serve como produto de limpeza para eletrodomésticos sensíveis, tais como leitores de discos compactos, jogos de vídeo, periféricos de computador, e várias unidades de disco óptico. Resíduos de cola de rótulos e etiquetas de preço, bem como manchas e manchas em telefones celulares e outros eletrônicos pessoais também podem ser facilmente removidos com o álcool isopropílico.

álcool isopropílicoEnquanto o álcool isopropílico tem muitos usos como um composto independente, também é utilizado na produção de outros produtos. Por exemplo, produtos de facial limpeza, cosméticos, adstringentes, produtos de limpeza, perfumes, itens farmacêuticos, entre outros. Determinados produtos de cuidados pessoais, tais como desinfetantes para as mãos sem água, contêm álcool como um ingrediente principal. Lacas, produtos como aditivos de combustível para remover a água da gasolina, e até mesmo alguns corantes também contêm álcool isopropílico em quantidades variáveis.

Embora usado em uma grande variedade de configurações, produtos e aplicações, a exposição excessiva ao álcool isopropílico por meio de contato direto com a pele, inalação ou ingestão tem sido associada a problemas de saúde. Os sintomas de superexposição incluem tonturas e náuseas, assim como irritação da pele. Normalmente, apenas a exposição extensa, como a experimentada por aqueles que trabalham em áreas médicas ou ambientes industriais, ocasiona problemas de saúde significativos.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password