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Tipos de aditivos de óleo

Os aditivos antidesgaste ou inibidores de desgaste formam um filme protetor para as peças de metal, ajudando a mantê-las sem atrito.

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Tipos de aditivos de óleoUm aditivo de óleo é usado para melhorar a base de óleo, promovendo um melhor desempenho do lubrificante. Ao utilizar o estoque de mesma base, muitos óleos diferentes podem ser fabricados, cada um com suas propriedades únicas.

Tipos de aditivos de óleo

- Os detergentes aditivos, que remontam ao início dos anos 1930, são usados para limpar e neutralizar as impurezas do óleo que normalmente formariam depósitos (borras de óleo ) em partes vitais do motor.

- Modificadores de fricção, como o dissulfeto de molibdênio, são usados para aumentar a economia do combustível, reduzindo o atrito entre as peças móveis. Os tipos de modificadores de fricção alteram a lubricidade do óleo base.

- Modificadores de viscosidade tornam a viscosidade de um óleo mais elevada em temperaturas altas, melhorando Seu índice de viscosidade (IV). Este produto combate a tendência do petróleo de ficar mais fluido em altas temperaturas. A vantagem de usar o óleo menos viscoso com um agente melhorador de IV é que ele terá melhor fluidez a baixas temperaturas, além de ser viscoso o suficiente para lubrificar a peça na temperatura de funcionamento.

Aditivos antioxidantes - Os aditivos de anticorrosão ou inibidores de ferrugem são suprimentos que retardam a oxidação do metal dentro de um motor.

- Os aditivos antioxidantes retardam a decomposição do óleo de estoque.

- Os aditivos antidesgaste ou inibidores de desgaste formam um filme protetor para as peças de metal, ajudando a mantê-las sem atrito. - Os produtos agentes de anti-espuma inibem a produção de bolhas de ar e espuma no óleo, o que pode causar uma perda de lubrificação e corrosão no contato com as superfícies metálicas.

- Os condicionadores de vedação incham as juntas e vedações de modo que o óleo não possa vazar pelas vedações.

- Os desativadores de metal criam um filme em superfícies metálicas a fim de evitar que o metal faça com que o óleo seja oxidado.

- Os agentes dispersantes mantêm os contaminantes (por exemplo, afuligem) suspensos no óleo para impedi-los de engrossar o lubrificante.


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