Manutenção de empilhadeirasA manutenção de empilhadeiras inclui uma lista de verificação diária, que é uma ferramenta inestimável em qualquer programa de manutenção de empilhadeiras. Os operadores de empilhadeiras devem preencher o formulário de inspeção no início de cada turno. Se algum problema importante for encontrado, a máquina não deve ser colocada em uso até que o problema tenha sido corrigido.

Manutenção e Segurança do Trabalho

Os acidentes com empilhadeiras equivalem a cerca de 1% dos acidentes industriais no Brasil. Além disso, anualmente cerca de 20.000 pessoas ficam gravemente feridas como resultado de um acidente envolvendo um tipo de empilhadeira industrial. Isso representa 54 pessoas por dia, sete dias por semana, durante todo o ano. Muitos desses acidentes poderiam ser evitados se fosse mantida uma manutenção regular do equipamento, pois muitos destes acidentes acabam causando mortes. Em alguns casos, pode parecer uma economia de custos adiar a manutenção de rotina, mas essas economias são insignificantes em comparação com os altos custos de um único acidente de trabalho. Estes custos envolvem indenizações trabalhistas, perda da produtividade, danos aos equipamentos, às instalações e às cargas, entre outros.

Itens a serem inspecionados

empilhadeirasO fabricante de empilhadeiras precisa incluir um cronograma de manutenção no manual de cada máquina. Estes cronogramas podem variar dependendo do fabricante e do tipo de máquina, mas cada um vai conter vários itens básicos e todos eles devem ser rigorosamente verificados. Em um motor de combustão, o óleo e os filtros de óleo devem ser substituídos periodicamente. Níveis hidráulicos terão de ser verificados e mangueiras inspecionadas para evitar rachaduras. Outros itens a serem verificados incluem a os sistemas de transmissão, freios e sistemas elétricos da empilhadeira.

Empilhadeiras elétricas

Em uma empilhadeira elétrica, um dos principais cuidados é com a bateria. Em condições normais a empilhadeira será conectada ao carregador no final de cada dia de trabalho, ou conforme o necessário, para manter uma carga adequada. Deve ser tomado todo o cuidado para que a máquina seja ligada à bateria correta. Nem todas as empilhadeiras usam a mesma tensão da bateria, e a bateria pode ser danificada se ligada ao carregador errado. O nível de água no dispositivo também necessita de ser verificado semanalmente. A área de carga deve ser bem ventilada e deve ser designada como uma área de não fumantes.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção