A maior fabricante de automóveis da China, a SAIC Motor, disse no último dia 29 de agosto que o lucro líquido do primeiro semestre aumentou 46%, mas alertou para um futuro de "incertezas" no maior mercado automotivo do mundo.

A empresa, que formou joint ventures com a General Motors e a Volkswagen, ganhou 8,58 bilhões de yuans (US$ 1,34 bilhão) nos primeiros seis meses, acima dos 5,87 bilhões de yuans no mesmo período um ano atrás. A receita do primeiro semestre cresceu 24,6% no ano, atingindo a marca dos 183,9 bilhões de yuans.

A montadora chinesa SAIC Motor vendeu 2.010 milhões de veículos no primeiro semestre do ano, um aumento de 12,9% perante o ano anterior. A empresa não deu nenhuma previsão a cerca dos planos de vendas para todo o ano de 2011.

Para o período de janeiro-julho deste ano, as vendas de automóveis da China subiram 3,2%, batendo a marca dos 10,6 milhões de veículos, segundo dados da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis. Um recorde de 18.060 mil automóveis foram comercializados na China no ano de 2010.

Mas o setor automobilístico perdeu fôlego desde que foram eliminados os incentivos às vendas em Pequim pelo governo, como isenção de impostos para empresas que produzem motores de veículos. Esta medida foi originalmente introduzida para afastar o impacto da crise financeira global.

A empresa adotou um tom de cautela sobre as perspectivas para o mercado de automóveis da China, que ultrapassou os Estados Unidos em 2009 para se tornar o maior do mundo. "Há muitas incertezas no cenário macroeconômico, particularmente pelas variáveis na recuperação da economia global", disse a montadora de automóveis. "A situação continua grave, com inflação interna, e uma rápida recuperação da confiança do consumidor é pouco provável, o que gerará um impacto negativo no mercado de automóveis da China". A inflação na China atingiu o ponto mais alto dos três últimos anos, com índice de preços ao consumidor subindo 6,5% em julho.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas