OGX completa testes na Bacia de SantosA companhia petrolífera brasileira, OGX Petróleo e Gás Participações SA, empresa responsável pela maior campanha exploratória do setor privado no Brasil e que pertence ao empresário Eike Batista, anunciou que concluiu o teste da coluna de perfuração realizada na seção Santoniana do poço 1-OGX -47-RJS, no bloco BM-S-59, em águas rasas da Bacia de Santos. A OGX tem participação de 100% neste bloco.

"É o curso de uma campanha de exploração na Bacia de Santos bem sucedida. Este é o primeiro de uma série de testes que obteve dados significativos de produtividade dos reservatórios de arenito e representa um passo importante na ampliação de nossa compreensão desta bacia e no início do desenvolvimento desta área ", comentou Paulo Mendonça, Diretor Executivo Geral e Diretor de Exploração da OGX.

Após a descoberta anunciada em 01 julho de 2011, um teste da coluna de perfuração foi realizado em um poço vertical no acúmulo de Maceió, o poço 1-OGX -47-RJS. Além da presença de gás, o teste confirmou a existência de condensado de cerca de 50 API ° que deve responder por cerca de 20% do volume de hidrocarbonetos desta estrutura. Os resultados deste teste, com três intervalos de produção, indicam um potencial de produção de 1 milhão de metros cúbicos por dia em um poço vertical, que poderá chegar a 2,5 milhões de metros cúbicos por dia em um poço horizontal, tanto no fluxo Aberto Absoluto.

As informações coletadas pelos testes são extremamente importantes para a companhia do setor de petróleo e gás, porque, quando combinadas com as informações do acúmulo de Natal (OGX-11), que será o próximo poço exploratório a ser testado, e com os dados do acúmulo de Aracaju (OGX-19), que será testado em um plano de Avaliação de Descoberta, indicam a existência da região mais importante contendo gás condensado no Brasil.

O poço OGX-47, chamado 'Maceió', está localizado no bloco BM-S-59 e está situado a aproximadamente 110 quilômetros da costa do estado do Rio de Janeiro, onde a lâmina d'água atinge aproximadamente a marca de 185 metros. A sonda Ocean Quest iniciou as atividades de perfuração em 24 de maio de 2011.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás