Como a poluição dos oceanos pode ser evitadaA poluição do oceano é causada por produtos químicos e outros detritos, contaminando as águas do oceano. Derramamentos de petróleo, lixo industrial, residencial, entre outros, contribuem bastante para o problema. Apesar de alguns eventos naturais, como vulcões, causarem também algum tipo de poluição, a maioria decorre de atividades humanas. Felizmente, há muitas medidas que podem ser adotadas a fim de evitar a poluição ambiental. Para isso, saiba como a poluição dos oceanos pode ser evitada.

A água é um dos mais valiosos recursos naturais na Terra, e este recurso precisa ser protegido. Uma das mais eficientes maneiras de fazer isso é aprender sobre as práticas de remoção adequada de resíduos. Óleo de automóvel, pintura e restos de produtos químicos de limpeza devem ser adequadamente eliminados, e não apenas despejados no ralo, jogados em água corrente de rios ou derramado, simplesmente derramados no solo. Qualquer um desses métodos afeta o abastecimento local de água, e possivelmente leva a mais poluição no oceano.

Siga um programa de reciclagem para reduzir a quantidade de lixo que está sendo enviada para lixões. Lembre-se que a água de escoamento pode transportar lixo e outros contaminantes para o oceano, onde eles têm o potencial de prejudicar a vida marinha. Organize jornadas de limpeza na comunidade, especialmente se você vive perto de uma importante área de volume de água, tais como mar, um lago ou um rio.

Como a poluição pode ser evitadaÉ função dos governos locais, em cooperação com as comunidades e empresas, promover campanhas de conscientização sobre a poluição das águas, enfocando na quantidade de lixo industrial que é despejada nos oceanos. Esta é uma das formas mais devastadores da poluição oceânica. Às autoridades cabe elaborar e executar leis mais severas para eliminação de resíduos gerados pelas fábricas em todos os seus processos de manufatura. Não somente os cidadãos têm um papel importante neste contexto, mas também as empresas, que são as principais poluidoras do meio ambiente. As organizações devem utilizar formas mais limpas para o tratamento e o descarte de resíduos.

Existem muitos motivos para evitar a poluição dos oceanos. Um dos maiores é o efeito que a poluição pode ter sobre a cadeia alimentar. Muitos poluentes podem matar grandes populações de animais marinhos e o plâncton, que servem de alimento para os animais. Essa escassez de alimento logo começa a reduzir o número dos animais maiores.

Uma das melhores maneiras de proteger o planeta é impedir a poluição de mares e oceanos, e há muitas formas de fazer isto. Medidas como reduzir a utilização da água, evitar o lançamento de produtos químicos em fontes que entram em contato com o abastecimento de água e o incentivo para que as grandes empresas melhorarem suas técnicas de gestão de resíduos são apenas algumas das muitas possibilidades.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente