O que é usinagem de feixe de elétronsA usinagem de feixe de elétrons é um termo na metalurgia, ou na industrial metal mecânica, que descreve um método no qual o calor concentrado a partir de um feixe de elétrons é utilizado para derreter o metal. O processo geralmente ocorre dentro de um vácuo, protegendo assim o metal da atmosfera exterior, diferentemente dos tradicionais processos de soldagem. Esta técnica é usada em uma variedade de aplicações, incluindo a solda, tratamento térmico e remoção de metais.

Se por um lado o método de usinagem com feixe de elétrons produz um acabamento mais liso na superfície do metal e os resultados são mais precisos do que em outros processos de usinagem, a necessidade de operadores especialmente treinados e as limitações inerentes do equipamento tornam a usinagem de feixe de elétrons inadequada para a maioria das indústrias. Este equipamento é usado principalmente na indústria eletrônica, que usa a tecnologia de circuitos das unidades de microprocessadores e tecnologia miniaturizada.

A técnica de usinagem com feixe de elétrons pode cortar muitos tipos diferentes de metais e ligas metálicas. O feixe de elétrons é altamente concentrado e, portanto, produz um fino corte ou área de corte se comparado a muitos outros métodos térmicos. O processo também produz uma superfície mais lisa nas áreas que foram cortadas; nesse caso, muitas vezes não é necessário utilizar outro procedimento para dar o acabamento de superfície ao produto final.

Usinagem de feixe de elétronsNormalmente, o aplicativo de soldagem deste processo produz um calor muito concentrado dentro de uma câmara de vácuo. Este vácuo serve como um fluxo de proteção, já que o calor do processo de usinagem de feixe derrete os dois pedaços de metal ou de qualquer metal de enchimento, permitindo que as peças sejam unidas. O processo de soldagem de elétron de usinagem feixe dessa forma é limitado pelo tamanho da câmara de vácuo. Para contornar esta limitação, este tipo de usinagem é usado às vezes ao ar livre, chamado de usinagem de feixe de vácuo não-eletrônico, mas isto reduz a potência do processo e da espessura dos metais que podem ser efetivamente trabalhados.

A terceira aplicação do feixe de elétron é o recozimento dos metais e das ligas metálicas através do uso de calor. Para serem processadas, as peças de metal são colocadas dentro da câmara de vácuo e, em seguida, bombardeadas com elétrons em alta velocidade. Conforme o esses elétrons atingem o metal, a peça é aquecida no ponto de fusão e depois se arrefecem. Estes processos de aquecimento e arrefecimento amolecem o metal para prepará-lo para outros trabalhos adicionais que podem ser aplicados ao metal.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica