O que faz um engenheiro de materiaisUm engenheiro de materiais é um especialista em materiais utilizados nos processos de fabricação e produção. Dependendo do setor, as áreas de expertise podem variar. Na maioria dos casos, no entanto, o engenheiro é obrigado a ter conhecimento sobre materiais em suas formas mais brutas e suas combinações mais complexas, além de conhecer como esses materiais serão aplicados em determinado produto. Seu trabalho requer interação com outros engenheiros, incluindo aqueles das áreas de elétrica, de mecânica e química. Os engenheiros nucleares e aeroespaciais também trabalham em conjunto com os engenheiros de materiais para desenvolver produtos especificamente concebidos para resistir e atuar em ambientes únicos.

Os profissionais e estudantes de Engenharia de Materiais devem passar por constantes atualizações a cerca das novas maneiras de combinar materiais para atingir os objetivos desejados. Algumas tecnologias se concentram em tornar a produção mais rentável, enquanto outras se esforçam para melhorar a durabilidade do produto ou de seu desempenho. Muito materiais comuns usados para alcançar esses resultados incluem a borracha, polímeros e plásticos. Alguns engenheiros de materiais combinam minerais industriais, produtos químicos e compostos com o objetivo de criar novos compostos, enquanto outros atuam nas áreas de misturas de vidro e metal.

Os engenheiros de materiais podem estar envolvidos em muitos aspectos da produção, ou se especializam em uma determinada área de interesse. Processos de desenvolvimento de produtos são muitas vezes complicados e podem proporcionar vários resultados, dependendo de como os materiais interagem. Como resultado disso, a contribuição de um engenheiro de materiais é primordial, auxiliando a selecionar os materiais ou testes de ensaio do produto acabado.

Além de realizar testes de ensaio e de análise de materiais, um engenheiro formado em Engenharia de Materiais aplica seus conhecimentos nas áreas de probabilidades de tolerância, resistência, condutividade e poluição. Isso pode envolver a inspeção de equipamentos nas plantas para a avaliação de conformidade, monitoramento de mudanças na qualidade da produção e alterações para garantir que os materiais que não comprometam os padrões do governo ou da indústria.

Engenheiro de materiaisSe um novo processo ou procedimento falhar, o engenheiro de materiais é responsável pela investigação do problema, determinando onde e como ocorreu o defeito. Este é um processo complicado, pois o profissional precisa analisar todos os aspectos da produção, quais materiais foram usados, como eles interagiam, quais processos foram implementados e quais os procedimentos de teste foram aplicados. Uma vez que o motivo do fracasso é determinado, o engenheiro deve decidir se é mais lógico corrigir esse componente ou começar todo o procedimento novamente com base em um conjunto diferente de materiais e processos.

Um experiente engenheiro sênior de materiais muitas vezes pode se tornar um consultor em sua carreira, oferecendo consultoria em projetos de métodos de produção em plantas industriais. Outros acabam aplicando seus conhecimentos na vida acadêmica, em que atuam como professores de cursos universitários. Outras escolhas comuns dos engenheiros de materiais em termos de carreira incluem vender materiais industriais ou escrever livros e artigos sobre processos de engenharia de materiais e os avanços na área.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Carreira Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Carreira Industrial