Destilador usa energia solar para purificar água

Destilador usa energia solar para purificar águaA empresa israelense SunDWater lançou um dispositivo ecológico e de baixo custo e manutenção que usa energia solar para limpar água poluída ou salgada. A novidade deve chegar ao mercado em breve e será destinado a populações na África, Ásia e América do Sul que não contam com tratamento de água.

—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

“Cerca de 97% da água do mundo é salgada ou poluída”, diz Shimmy Zimels, CEO da SunDwater, sediada em Jerusalém. “É por isso que cerca de 750 milhões de pessoas em 45 países têm necessidade de perfurar poços caros, comprar água engarrafada ou até mesmo usar água contaminada”.

Inventado por Shimon Ben-Dor, amigo de infância de Zimels, durante a seca que atingiu Israel em 2009, o protótipo está em operação em um parque perto do Mar Morto e produz hoje cerca de 400 litros de água potável diariamente.

Segundo o CEO, o aparelho funciona com o aquecimento e evaporação da água, restituindo a estrutura molecular original, ou seja, mesma sistemática da chuva. A água é bombeada para dentro da unidade, que é equipada com uma esfera fotovoltaica de 43 metros quadrados, que concentra os raios de sol para a evaporação rápida. O vapor de água flui em um cilindro, onde fica condensado novamente em água doce.

“Acreditamos que, no longo prazo, a unidade poderia ser fabricada no país onde será instalada, oferecendo uma vantagem financeira adicional para os países em desenvolvimento”, diz Zimels, que afirma que a SunDwater daria instalação e treinamento para os operadores locais. “Agora precisamos de capital para iniciar a construção de toda a cadeia de abastecimento, treinar as comunidades carentes sobre como operar a unidade e continuar o desenvolvimento e aperfeiçoamento da nossa solução”.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password