Conceito de eletrostática em elétrica

Conceito de eletrostática em elétricaA eletrostática é a disciplina científica que envolve o estudo de vários fenômenos causados por cargas elétricas que estão lentas ou mesmo inertes. Pesquisadores estudam a interação eletromagnética, a força que mantém um campo eletromagnético em conjunto, das partículas subatômicas, como elétrons e prótons. Estas partículas produzem campos eletromagnéticos por serem eletricamente carregadas com cargas positivas ou cargas negativas. Como uma das quatro forças fundamentais da física, as forças eletromagnéticas interagem com as partículas de muitas formas, incluindo as reações mínimas observados no campo da eletrostática.

Entre um elétron e um próton, a força eletrostática é muito forte. Por exemplo, um átomo de hidrogênio, composto de um único elétron e um próton, tem uma força gravitacional que mantêm elétron e próton juntos. No entanto, de acordo com a ordem de grandeza da força, a força eletrostática entre eles é de 1024 mais forte do que a real gravidade entre cada partícula subatômica. O mesmo é verdadeiro, não importa o átomo, pois cada um contém a mesma quantidade de elétrons e prótons para equilibrar a carga.

eletrostática em elétricaA equação para estabelecer esta teoria deriva dos estudos um físico francês na década de 1780, chamado Charles Augustin de Coulomb. Trabalhando com teorias rudimentares sobre eletromagnetismo, ele determinou o nível de força necessário para manter a coesão atômica em força eletromagnética, apesar da distância entre as cargas. Isso ficou conhecido como a lei de Coulomb, uma das teorias fundamentais que definem a ciência da eletrostática.

O conhecimento sobre a eletrostática surgiu desde a antiguidade, quando os gregos notaram que o âmbar atraía partículas de luz quando friccionado. Isto os levou a definir a palavra elétrons, criando a terminologia moderna de eletricidade na área elétrica. Exemplos contemporâneos de fenômenos eletrostáticos podem ser vistos quando uma pessoa esfrega um balão de borracha em seu cabelo e encosta o balão para outro objeto. O balão irá reter uma carga eletrostática, atraindo o objeto para outra superfície.

Trocas de carga acontecem cada vez que duas superfícies entram em contato e são separadas. No entanto, o exemplo mais comum de eletrostática ocorre em materiais que contêm algum tipo de resistência ao fluxo de eletricidade.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password