Produção de bens de capital é a maior em 9 anosOs investimentos em máquinas e equipamentos, transportes, construção e energia elétrica levaram o setor de bens de capital ao maior resultado em nove anos. A atividade do setor cresceu 12,3% em dezembro, em relação ao mesmo mês de 2003, com o melhor desempenho desde fevereiro de 1995, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O detalhamento da pesquisa mostra que houve uma inversão no setor de bens de capital do primeiro para o segundo semestre. De janeiro a junho, a categoria cresceu embalada em encomendas para a agricultura (20,5%), com pouca relevância do parque fabril. De julho a dezembro, a produção dos fabricantes de máquinas e equipamentos para o setor agrícola recuou 5,2%, enquanto a dos produtores voltados para a indústria acelerou ainda mais.

De acordo com a instituição, as encomendas de máquinas e equipamentos, com aumento de 16,1% em 2004, ajudaram a alavancar a expansão da atividade na indústria. Considerado o desempenho do segundo semestre de 2004, na comparação com a segunda metade do ano anterior, o crescimento foi de 16,5%. "Temos que considerar que parte disso se volta para exportações, mas mesmo assim é um bom indicativo de que a indústria continua investindo", comenta Silvio Sales, do IBGE.

Autor(es): Sabrina Lorenzi – InvestNews

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos