Métodos de despoluição da águaO método de despoluição da água consiste em livrar o sistema de abastecimento de água de vários tipos de contaminantes, tornando a água própria para consumo humano. Além de tornar a água segura para o uso e o consumo, o processo de despoluição também procura se certificar de que o resíduo retirado da água seja eliminado de forma a minimizar o impacto negativo sobre o meio ambiente. Uma série de estratégias diferentes é empregada para lidar com a poluição da água e restaurar a qualidade do líquido para uma condição satisfatória.

Em geral, existem dois tipos diferentes de técnicas de despoluição da água. O primeiro é conhecido como a purificação no local ou in-situ. Esta abordagem envolve a utilização de vários métodos para limpar o volume de água das estações de abastecimento no próprio local onde está situado, em vez de transportar a água para uma instalação de filtragem em outra área. Em muitos casos, a retirada de contaminação das águas subterrâneas no local é a alternativa menos dispendiosa.

Sistema de purificação de água A segunda abordagem é conhecida como sistema de purificação de água off-site, ou ex-situ , ou seja, fora do local onde está instalada a fonte de água Com essa estratégia, a água é coletada e fisicamente transportada para um local onde os contaminantes possam ser removidos com segurança. Uma vantagem dessa abordagem é que as impurezas são transportadas junto com a água, tornando impossível para esses elementos continuarem a destruir o equilíbrio ecológico.

Muitas vezes, o processo de despoluição aquática requer mais do que a instalação de sistemas de limpeza e filtração. Depois de cada fase do processo de purificação, uma amostra de água é retirada e testada. Se a água atende aos padrões de pureza estabelecidos pelo órgão ambiental que é responsável pelo tratamento da água na área, a tarefa é considerada concluída. Se ainda houver uma quantidade significativa de impurezas presentes, a água é submetida a métodos de limpeza adicionais até que cumpras as normas de base.

A maioria dos governos nacionais inclui algum tipo de departamento ou agência que supervisiona questões ambientais dentro de suas fronteiras. Essas agências desempenham um papel significativo no processo de conservação e limpeza da água. Agências estatais, muitas vezes, trabalham em conjunto com empresas privadas para garantir que os problemas com o abastecimento de água sejam identificados e solucionados o mais rapidamente possível, limitando assim os danos de longo prazo ao meio ambiente.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente