Ferramentas em metal duro

Ferramentas em metal duroUma ferramenta em metal duro se refere a qualquer instrumento com uma ponta de metal duro que contenha uma base ou superfície de trabalho. Isto inclui ferramentas manuais, tais como chaves de fenda e serrotes, bem como, em larga escala, são considerados também equipamentos como roteadores ou máquinas industriais de corte. Muitos tipos de brocas muitos usam partes de metal duro, assim como algumas ferramentas para madeira e serras apresentam lâminas de metal duro para corte. O metal duro (carboneto) usado para fazer estas ferramentas é uma mistura de carbono e outro elemento, geralmente o tungstênio ou o silício.

A ferramenta de metal duro, também chamada de ferramenta de carboneto padrão, não é produzida de metal duro puro. Em vez disso, a ferramenta é trabalhada em aço ou outro metal mais barato. A ponta de metal duro ou lâmina é então fixada à base de aço através de um processo de brasagem. Por exemplo, uma lâmina de serra de metal duro é construída principalmente de aço. Os dentes de corte em torno da borda da lâmina, que são feitos de metal duro, são, então, unidos à base circular para formar uma lâmina completa.

É bem raro os fabricantes de ferramentas de metal duro optarem por construir uma ferramenta de carboneto puro por uma série de razões. Em primeiro lugar, mesmo realizando um corte de excelente qualidade, este tipo de matéria-prima tende a ser demasiadamente frágil para uso como material de base. Já a construção de ferramentas de aço com a adição de carboneto melhora a resistência e a durabilidade do dispositivo, tornando o corte o mais forte possível. O carboneto puro também é muito caro, portanto, o uso de um material mais barato de base ajuda a tornar estas ferramentas acessíveis aos consumidores.

Modelos de ferramentas em metal duro oferecem muitas vantagens sobre as ferramentas de composição de aço padrão. Os tipos de ferramentas de carboneto tendem a se desgastar muito mais lentamente do que o aço, e são capazes de suportar altas temperaturas sem apresentar danos. Esta capacidade para suportar altas temperaturas significa que essas ferramentas podem ser aproveitadas com segurança por longos períodos na maioria dos equipamentos de fabricação. Devido à sua alta resistência, que produz cortes muito limpos e precisos, o resultado é um produto de melhor qualidade ou acabamento. Uma ferramenta de metal também dura mais do que uma feita de aço, o que significa menos manutenção e produção de tiragens maiores para os usuários industriais.

Um tipo de ferramenta de metal duro pode ser aperfeiçoado para restaurar o desempenho e remover bordas após o uso prolongado. Pelo fato de o carboneto ser tão forte, no entanto, este processo requer um material muito rígido. Normalmente, uma roda de diamante ou composta de carboneto deve ser aproveitada para afiar as ferramentas de metal duro. Embora essas rodas sejam bastante caras, são alguns dos materiais mais fortes o suficiente para afiar o carboneto e ajudar a prolongar a vida útil das ferramentas de metal duro. A maioria destas ferramentas pode ser afiada repetidamente até que a ponta de metal duro ou superfície de corte tenha desaparecido completamente.

Cortador de metal duro

Um cortador de metal duro é uma ferramenta usada para cortar aço e rebarbas. Frequentemente usado em ferramentas de alta velocidade de moagem, um cortador de metal duro é normalmente utilizado em alta velocidade para cortar aço, criar transições suaves e ampliar passagens em ferro fundido e produtos de alumínio, tais como cabeças de cilindro do motor automotivo. Profissionais como os joalheiros usam repetidamente um pequeno cortador de metal duro na criação de novos projetos. Muitas vezes alimentado por uma ferramenta rotativa, o cortador de metal duro portátil reduz o trabalho de manipulação de metais moles, como ouro e prata. É importante mover-se lentamente ao usar um cortador de metal duro em ligas leves, porque os dentes do cortador podem tornar-se conectados com o material flexível, reduzindo drasticamente a eficácia do cortador.

Também utilizados em pequenos tipos de ferramentas elétricas, um cortador de metal duro podem ser usado na fabricação de artesanato. Não destinado ao uso com madeira, estes cortadores produzem muitas lascas de madeira. É por esta razão que a proteção dos olhos, como óculos de segurança ou óculos de proteção, deve ser usada sempre que o cortador estiver em uso.

metal duroBroca de metal duro

A broca de metal duro é feita de aço de alto carbono com um revestimento extra de carboneto resistente e durável. Com este revestimento, a broca de carboneto é capaz de perfurar materiais em alvenaria, pedra e aço muito resistente, sem queimar a ponta da broca mesmo com a enorme quantidade de calor gerada no ato da perfuração. A broca de carboneto é mais adequada para uso em baixa velocidade ou velocidade média, pois o calor é o maior inimigo deste tipo de broca. Muitas vezes usado com um fluido de arrefecimento, uma broca de carboneto pode ser empregada no trabalho de corte e perfuração de precisão em uma máquina de corte, que seja assistida por computador para fazer muitos cortes contínuos sem substituir a broca.

Para a abertura de perfurações em superfícies de concreto e pedra, uma broca em metal duro é frequentemente a melhor escolha, pois é bem adequada para fazer vários furos sem substituir a ponta de metal. Uma broca de carboneto endurecido não se moverá em torno da peça onde ele está trabalhando, resultando em uma perfuração mais bem acabada.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password