Operação da válvula de reversãoA válvula de reversão, ou de inversão, como muitos chamam, é um elemento importante dentro de um sistema de bomba de calor. Este dispositivo está localizado ao longo de tubos que conectam os componentes operacionais principais da bomba de calor, e ajuda a dirigir o fluxo de refrigerante através destes tubos. Esta válvula permite que a bomba de calor possa agir como um ar-condicionado e um sistema de aquecimento. As válvulas de reversão instaladas em bombas de calor eliminam a necessidade de sistemas de aquecimento e de refrigeração separados, o que normalmente resulta em menores custos, menos manutenção e maior eficiência.

Para compreender como funciona a válvula de reversão, é importante entender primeiro como funciona o equipamento de ar condicionado. A maioria dos sistemas de ar condicionado compõe-se de uma unidade de evaporação interna e um condensador ao ar livre. Uma série de tubos liga estas duas unidades, e permite que o refrigerante passe entre eles. Conforme o refrigerante passa através do evaporador, ele recolhe a energia de calor, o que torna o interior do evaporador mais frio. O refrigerante, em seguida, escorre para fora do condensador, esgotando a energia de calor para a área externa.

Com uma válvula de reversão, é possível reverter esse processo para adicionar calor em vez de removê-lo. Quando a válvula de reversão é definida para o modo de calor, condensador e evaporador automaticamente invertem seus papéis, de modo que o evaporador fica ao ar livre enquanto o condensador está dentro.

Válvula de reversãoDependendo do tipo de bomba de calor em uso, o modelo de válvula de reversão pode ser operado através de um termostato ou painel de controle. Se um termostato é utilizado, o tipo de válvula de inversão industrial automaticamente é acionado ou desligado, conforme o necessário para manter o nível de temperatura desejado. As válvulas industriais conectadas a um painel de controle necessitam de ativação manual pelo proprietário, mas alguns sistemas muito básicos podem ter um interruptor simples de reversão na parte externa da bomba de calor.

As válvulas de reversão são incorporadas ao sistema de bomba de calor pelo fabricante, e são muito difíceis de acessar ou substituir. Qualquer falha da válvula de reversão é um problema comum ao longo do ciclo de vida da bomba de calor, e é muitas vezes confundida com insuficiência do condensador. Embora seja possível substituir uma válvula de reversão danificada, os usuários não devem tentar este reparo por conta própria. Um profissional treinado em manutenção deve ser contratado para substituir a válvula sem danificar a bomba de calor ou a tubulação relacionada com todo o sistema.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos