Função de um ergonomista em segurança do trabalhoUm ergonomista é um especialista em saúde ocupacional, que é especializado em projetar ferramentas confortáveis e eficientes, equipamentos e mobiliário para escritórios e fábricas. É um profissional que conhece bem da anatomia humana e considera a segurança dos trabalhadores para criar itens que minimizam o esforço físico. A maioria dos ergonomistas trabalha no ramo de pesquisa e desenvolvimento em fábricas ou empresas privadas de consultoria.

Empresas que fabricam equipamentos de escritório e mobiliário, normalmente, contam com equipes de ergonomistas atuantes no setor de pesquisa e desenvolvimento de produtos com o objetivo de maximizar o conforto e a segurança. Um ergonomista geralmente trabalha em conjunto com uma equipe de engenheiros para projetar computadores, material de escritório, mesas, cadeiras, máquinas e equipamentos industriais. Este profissional especializado em ergonomia e segurança do trabalho pode realizar pesquisas para descobrir as queixas de saúde mais comuns quando se utiliza um determinado tipo de equipamento, e criar produtos que minimizam o risco de lesões. Por exemplo, um ergonomista é capaz de projetar uma cadeira de escritório com melhor apoio para os braços, de modo a melhorar a postura e eliminar a tensão da parte inferior das costas e ombros.

Cadeira ergonômicaÉ função de um ergonomista identificar os perigos potenciais, tais como má iluminação, equipamentos sujos e tecnologias obsoletas existentes dentro de um ambiente de trabalho. A ele também cabe sugerir a instalação de luminárias extras para reduzir o cansaço visual, a compra de mesas e cadeiras que são mais confortáveis, ou fazer a renovação de equipamentos perigosos. Este profissional também procura formas de melhorar a eficiência em linhas de montagem, redesenhando ferramentas e agendando pausas regulares para os funcionários.

Os ergonomistas que atuam com segurança do trabalho e que se estabeleceram no ramo de consultoria ou de produção, muitas vezes, optam por abrir suas próprias empresas, prestando serviços a grandes indústrias. Muitos profissionais especialistas em ergonomia se especializam em técnicas e novos projetos que forneçam mais qualidade de vida ao trabalhador, além de promoverem treinamentos de segurança para os funcionários. Cabe a esses profissionais, em alguns casos, sugerir às empresas que invistam em novos produtos e proporcionem recursos adicionais aos funcionários.

Um indivíduo que quer se tornar um ergonomista normalmente deve obter pelo menos um diploma como bacharel em saúde ocupacional, embora muitas pessoas optem por cursar mestrado em ergonomia ou higiene industrial. A maioria dos novos trabalhadores aprende habilidades de trabalho específicos, observando e ajudando profissionais experientes.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho