A montadora japonesa Toyota Motor vai fabricar o veículo híbrido Prius e seus principais componentes na China, numa tentativa de impulsionar as vendas no maior mercado mundial de automóveis, informou um porta-voz da empresa no último dia 05 de setembro.

Esta medida marca a primeira vez que a montadora japonesa decide produzir componentes-chave, tais como motores e baterias para o carro híbrido movido a gasolina e eletricidade em uma instalação fora do Japão. A empresa Toyota fabricou o segundo modelo do Prius na China, com os principais componentes exportados do Japão, mas interrompeu a operação em 2009.

"A empresa tem uma política da expandir as vendas de carros amigos do meio ambiente na China", disse o porta-voz da Toyota, Shiori Hashimoto, acrescentando que a produção do carro no país chinês havia sido aprovada pelas autoridades chinesas.

O jornal econômico Nikkei informou que a produção do modelo Prius está marcada para começar na China em 2012, no prazo mínimo. O Nikkei destacou que a Toyota formará uma joint venture com a empresa FAW Group, uma grande montadora chinesa.

Os principais componentes do automóvel serão produzidos na instalação de Pesquisa e Desenvolvimento da montadora, em Changshu, no leste da China, mas o porta-voz da Toyota não esclareceu se o carro híbrido será totalmente montado na China.

Duas das maiores montadoras do setor automotivo, a Volkswagen e a General Motors, planejam produzir veículos ecológicos na China, mas estão relutantes em falar sobre a produção local de peças-chave devido a preocupações com vazamentos de tecnologia, salientou o jornal Nikkei.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas