O que é o processo de combustão

O que é o processo de combustãoO processo de combustão é uma reação química pela qual o combustível e um oxidante reagem e formam calor. Em outras palavras, a combustão é um processo em que há queima de material. Para haver a combustão, devem existir três fatores presentes: calor, um oxidante e o combustível. O combustível é a substância que queima, o oxidante é a substância que produz o oxigênio para que o combustível possa ser queimado, e o calor é o fator que provoca o processo de combustão.

Pode-se afirmar que o combustível é uma parte essencial da combustão. O combustível utilizado pode ser na forma de um líquido, gás ou sólido. Alguns exemplos de combustível utilizados na combustão são a gasolina, a madeira, álcool e gases inflamáveis. Quando o combustível se esgota, o processo de combustão cessa.

O oxidante em um processo de combustão também pode estar presente na forma de um líquido, gás ou sólido. O ar é o oxidante mais comum, pois contém oxigênio; todos os motores de combustão utilizam o ar como oxidante. A remoção do oxidante fará com que o processo de combustão seja interrompido.

CombustãoPor último, a ação de combustão também deve ter calor. O calor é o que inicia o processo e faz com que ele continue. No entanto, uma vez que a combustão começa, o calor adicional não é necessário para que ele continue. Isso ocorre porque a própria natureza da combustão produz calor. Portanto, é capaz de usar seu próprio calor para continuar.

Enquanto o processo de combustão está em andamento, a exaustão é produzida. Este escape geralmente vem na forma de uma mistura de carbono dióxido de carbono e água. Outros produtos químicos que podem ser produzidos em escape abrangem vários óxidos nitrosos. O escape ocorre geralmente sob a forma de um gás por causa do calor que o processo de combustão produz, mas também pode ser um líquido ou um sólido.

Existem quatro maneiras de parar o processo de combustão: retirar o combustível, tirar o oxigênio, remover o calor ou parar a reação. Um exemplo de como tirar o combustível é quando seu carro parar de funcionar porque está fora de gasolina. Jogar água sobre um incêndio remove o calor e desloca o oxigênio, tornando-o indisponível para alimentar o crescimento das chamas. Por último, é válido usar produtos químicos que interrompam a reação de combustão, fazendo com que o fogo se apague rapidamente.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password