Definição de calorimetriaUm processo químico pode absorver ou libertar energia, e muitas vezes essa energia está na forma de calor. Os cientistas, muitas vezes, precisam descobrir quanto calor é absorvido ou liberado quando esse processo ocorre. Esta medição é conhecida como calorimetria. A calorimetria determina quanto calor é absorvido ou liberado, de modo que nota a temperatura antes e após o processo. Ao determinar a diferença de temperatura, os cientistas são, então, capazes de calcular quanta energia foi absorvida ou liberada no ambiente.

A fim de medir a quantidade de calor liberada ou absorvida por uma reação, um instrumento de controle e medição chamado calorímetro é frequentemente utilizado. Os modelos de calorímetros de bomba são utilizados no processo de calorimetria para medir o calor ganho ou perdido em uma reação de combustão. Este dispositivo é constituído de um invólucro de aço - uma "bomba" - que não muda em volume. Os reagentes são colocados no interior da bomba e a bomba é colocada dentro de outro recipiente com água. A temperatura da água é, então, observada, e a reação, muitas vezes, acontece na forma de uma explosão.

Antes que a reação ocorra, as substâncias na bomba são colocadas sob extrema pressão com a adição de oxigênio. Os cientistas também devem levar a capacidade térmica do dispositivo em conta antes que consigam determinar o quanto de calor é absorvido ou liberado. A capacidade térmica é uma medida de quanto calor é necessário para elevar o dispositivo em graus Celsius. Após a reação, a temperatura da água é verificada. Depois de todos estes valores serem conhecidos, é possível calcular a quantidade de calor que foi retida ou perdida.

Calorímetro de bomba A calorimetria é utilizada em muitas aplicações, mas principalmente com alimentos. Ao verificar um pacote de bolachas ou de leite em pó, por exemplo, o consumidor pode ver a quantidade de calorias contidas nos alimentos - em alguns países isto é representado em joules.

Quando a técnica de calorimetria é aproveitada para determinar o conteúdo calórico dos alimentos, os alimentos desidratados são colocados em um calorímetro de bomba. O alimento é, então, queimado a fim de se descobrir a quantidade de energia que o alimento possui. Assim, quando uma pessoa ingere um alimento que tem 100 quilocalorias (cerca de 4.200 joules), levará 100 quilocalorias (cerca de 4.200 joules) para o seu corpo queimá-lo. Alguns países não usam as calorias como forma de medição de energia alimentar, mas sim joules. Há aproximadamente 4,2 joules em cada caloria.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia