Pintura de fibra de vidroA pintura em fibra de vidro consiste no uso de tintas com compostos orgânicos voláteis, polímeros e pigmentos. Os compostos orgânicos voláteis são líquidos que evaporam rapidamente. Eles mantêm o pigmento, ou cor, em suspensão, enquanto a pintura da fibra de vidro é aplicada e seca rapidamente. O polímero é o ligante, o que faz com que as partículas de pigmento possam ligar em conjunto. É um composto químico de plástico que contém poliuretano, poliéster ou epóxi. Outros tipos de pastas de tinta podem incluir acrílicos, resinas de melamina, ou petróleo, mas estes não irão produzir um resultado eficaz em fibra de vidro.

Para compreender a pintura de fibra de vidro, é importante entender sobre a fibra de vidro em si. A fibra de vidro é um suprimento fino que endurece em uma substância muito parecida com o plástico. Ambos os danos causados pela água e luz solar ao longo do tempo, devido à incursão de água ou da luz solar, fazem com que as resinas se quebrem. A pintura da fibra de vidro não só melhora a aparência do material, mas também cria uma barreira entre ele e os elementos agressores externos. Esta pintura é comumente usada para portas de fibra de vidro, banheiras, chuveiros, barcos, carros de fibra de vidro e muito mais.

A preparação da superfície para a pintura é importante, assim como a temperatura do ambiente onde a superfície será pintada. A umidade deve ficar abaixo de 60% e a temperatura deve estar entre 20 e 25 graus Celsius. Se houver muita umidade, as gotas de água ficarão presas na pintura e o revestimento será prejudicado. Se a temperatura ambiente for muito baixo, a tinta não vai endurecer, e se for muito alta, ela vai endurecer quase que imediatamente. Pintura precisa de tempo para nivelar e tornar-se lisa.

A pintura em fibra de vidro não vai aderir bem à superfície oleosa, gordurosa ou brilhante, por isso, a limpeza e o lixamento da fibra de vidro é um passo essencial antes de pintar. A lixa fina deve ser usada para segurar a rugosidade suficiente para a tinta aderir.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais