Definição de matéria volátilMatéria volátil é qualquer substância que tem uma tendência a vaporizar dadas as condições adequadas. A volatilidade de uma substância é medida pela sua pressão de vapor, ou seja, o ponto em que uma substância muda de estado sólido para o estado gasoso, ou vice-versa. Ao contrário das medições baseadas em temperatura, como ponto de ebulição, a pressão de vapor não está diretamente relacionada ao calor ou frio, mas depende da pressão exercida sobre uma substância. Embora pressão de vapor e matérias voláteis sejam comuns nas formas física e química, um dos seus principais usos industriais está em determinar as propriedades do carvão.

A pressão de vapor é a determinação principal da volatilidade da matéria. Uma substância com uma alta pressão de vapor irá evaporar-se facilmente, enquanto uma substância com uma baixa pressão de vapor requer muito mais energia. Neste caso, a designação alta ou baixa refere-se à capacidade da substância para se tornar vapor.

Quando aplicada a um material, a pressão de vapor determina a volatilidade do material. Isso muitas vezes vem à tona quando se discute a questão da inflamabilidade. A substância volátil tem uma tendência a ser mais inflamável do que uma não-volátil. Por esta razão, é importante estudar o nível de volatilidade de uma matéria em uma fonte de combustível para determinar a sua utilidade global.

Volatilidade do materialO teste de matéria volátil do carvão é geralmente uma operação muito rigorosa. Diferentes regiões têm seus próprios métodos, mas todos eles envolvem o aquecimento de uma quantidade específica de carvão a uma temperatura exclusiva por um determinado período de tempo. Este teste é geralmente realizado em um ambiente de vácuo. O teste de volatilidade estuda a quantidade e os tipos de gases emitidos por um pedaço de carvão.

A análise desses gases é uma das principais formas de as pessoas determinarem os melhores usos para o carvão e outros suprimentos em diferentes áreas. Alguns tipos de carvão têm maiores concentrações de certos materiais, e que permite que o carvão em particular tenha um melhor desempenho. Por exemplo, lignite tem um teor de matéria de alta volatilidade, juntamente com a umidade alta. A análise de umidade e da volatilidade mostra que ele queima por um longo tempo com um baixo calor e muita fumaça.

Os compostos orgânicos voláteis (VOC) são um tipo específico de matéria volátil que se origina do ciclo de vida ou da transformação de materiais orgânicos. Estes compostos estão, literalmente, em toda parte, já que os materiais são diversos. Alguns compostos orgânicos voláteis são importantes fontes de alérgenos e causam riscos à saúde, como problemas respiratórios.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais