Vantagens no uso do forno de calcinaçãoUm forno de calcinação, ou forno de recozimento, é um equipamento usado para aquecer um material a temperaturas muito elevadas, com a finalidade de mudar sua dureza e propriedades de resistência. O processo de recozimento é comumente associado com a fabricação de aço, para aliviar as tensões internas que podem levar a rachaduras, produzindo uma estrutura interna uniforme e homogênea. Este processo também é comumente usado com vários metais, vidro e outros materiais para torná-los menos quebradiços e mais funcionais.

Para metais, um forno de calcinação ou de recozimento deve ser capaz de aquecer o material a uma temperatura específica, conhecida como temperatura re-cristalização. Isto produz mudanças na estrutura atômica e faz com que o metal se amoleça. Enquanto as temperaturas de recozimento variam dependendo do material e da aplicação, a temperatura típica para o recozimento do aço é de cerca de 700 ° C. Um forno de recozimento é projetado para aquecimento muito uniforme, seguido por um processo de resfriamento gradual. Para evitar a oxidação do material, a câmara de aquecimento é hermética, com uma pressão ligeiramente positiva. A atmosfera dentro da câmara normalmente consiste em uma combinação de nitrogênio e hidrogênio.

Os dois principais tipos de fornos de recozimento são o de forno de calcinação de lote e forno de calcinação contínuo. Em um forno de lote, bobinas simples ou múltiplas bobinas são normalmente colocadas em uma base fixa no interior da câmara de aquecimento. Um forno de recozimento contínuo vai aquecer um material, que se desloca sobre uma esteira, ou em um forno rotativo. O processo de recozimento pode demorar de 15 minutos a várias horas, dependendo do tipo de material, aplicação dos tratamentos e tamanho das bobinas.

forno de calcinaçãoO gás natural é comumente aproveitado como combustível para aquecimento em um forno de recozimento. A série de queimadores está localizada ao redor da superfície interna da câmara de aquecimento. Um ventilador é empregado para circular e transmitir o calor em torno do material a ser recozido. Fornos mais modernos de recozimento usam um sistema computadorizado para controlar o fornecimento de gás natural, visando a monitorar e a analisar as condições no interior da câmara de aquecimento, e também para impulsionar os motores e outros equipamentos mecânicos utilizados na transmissão do material de recozimento. A câmara de aquecimento é projetada para manter um alto grau de precisão e uniformidade de temperatura como o material é aquecido.

Um forno de recozimento é produzido pelos fabricantes em uma ampla variedade de tamanhos e com uma gama de capacidades. Essas unidades são fabricadas para aplicações laboratoriais e de pequena escala, já os fornos muito grandes são normalmente usados em fundições de aço. Os modelos de fornos de recozimento tornaram-se mais eficientes nos últimos anos devido às inovações, tais como: design de câmara mais avançado e projetos modernos com enfoque na redução do escape de calor e de emissões.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos