Como aproveitar a Engenharia SustentávelA Engenharia Sustentável é a ciência que visa a aplicar os princípios de engenharia e do design de modo a promover o desenvolvimento social e econômico positivamente, minimizando o impacto ambiental. Esta missão é largamente conquistada através de esforços para redesenhar e reaproveitar sistemas existentes com base na análise das atuais operações, produção, qualidade e nas deficiências funcionais que podem potencialmente prejudicar esses processos.

As práticas de engenharia sustentável podem ser aplicadas a uma variedade de indústrias, incluindo manufatura, construções novas e já existentes, sistemas de energia, transporte, gestão de resíduos e recuperação ambiental. Em suma, qualquer indústria na qual a energia é gasta ou onde recursos são consumidos podem se beneficiar do desenvolvimento sustentável responsável.

Em termos de sistemas de energia existentes, construção civil e processos industriais, os engenheiros civis e ambientais especializados em engenharia sustentável normalmente revisam o uso de recursos energéticos e outros recursos durante um período com a finalidade de avaliar a função e o desempenho dos métodos de engenharia utilizados. Isso também ajuda a servir como um marcador para análise de comparação entre sistemas similares ou estruturas.

Engenharia SustentávelO engenheiro pode então procurar maneiras de melhorar a função e o desempenho através da identificação e da priorização de medidas que promovam a sustentabilidade, além De reduzir a dependência dos recursos não-renováveis. Com efeito, isso equivale a aumentar a lucratividade através da economia global com base em custos operacionais. Também requer a sugestão do engenheiro para modificações necessárias n o projeto existente ou na construção, a fim de implementar essas estratégias.

Em verdade, é geralmente muito mais fácil colher os benefícios da engenharia sustentável ao projetar a partir do zero, por assim dizer. Além disso, economias operacionais são geralmente mais reconhecidas, o que é baseado no fato de que a instalação de sistemas sustentáveis melhora o desempenho e a vida útil do equipamento ou dos materiais de construção envolvidos nos projetos.

Recomendações sobre design sustentável são susceptíveis abrangem a construção geotérmica, iluminação solar e eólica, aquecimento e sistemas de refrigeração, sistemas de recuperação de calor e água, e outras iniciativas "verdes". Nos Estados Unidos, por exemplo, a engenharia sustentável é uma indústria crescente e muitas faculdades e universidades já oferecem programas de estudo de pós-graduação nessa área.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil