Aplicações do amianto friávelAmianto friável é um termo usado para descrever qualquer material que contém amianto e que, quando seca, pode ser facilmente desintegrado ou pulverizado em forma de pó. O material que contenha mais do que apenas 1% de amianto friável já é considerado como um material de amianto friável.

Alguns exemplos comuns de amianto friável são tetos acústicos e azulejos, muitos tipos de gesso, gesso composto comum ou "barro" e isolamento térmico para aquecimento de tubulações de água. Embora o uso do amianto nesses produtos tenha sido proibido há muitos anos, muitos produtos com base nesse tipo de substância se mantiverem nas prateleiras de lojas e foram utilizados na construção civil muitos anos depois. Eles ainda são comumente encontrados em residências e edifícios.

Os materiais que não contenham amianto friável, também chamados de materiais ACM, não são regulamentados, pois contém um agente aglutinante ou de endurecimento, como asfalto, cimento ou de vinil. Exemplos de ACM são telhas de asfalto, telhas de amianto e piso de vinil feito com cimento. Os produtos ACM ainda estão sendo fabricados atualmente. O perigo com este tipo de material é que ele pode causar os mesmos riscos oferecidos pelo amianto friável durante a remodelação, reparação ou construção, já que a queima de ACM também cria o amianto friável.

amianto friávelQuando o amianto é esmagado ele se dispersa um pó de fibras microscópicas no ar, que podem permanecer por longos períodos de tempo. Estas fibras, caso sejam inaladas involuntariamente, permanecem no pulmão e em outros tecidos do corpo humano por longos períodos de tempo, mas os sintomas podem não ser percebidos por 20 anos ou mais. A inalação das fibras de amianto friável tem sido associada ao câncer e à asbestose, uma doença crônica pulmonar semelhante nos sintomas de enfisema. Infelizmente não há nenhum nível seguro de exposição conhecida, razão pela qual o uso industrial do amianto continua sendo uma preocupação hoje em dia.

Caso haja a suspeita de que o material de construção de uma casa é feito com amianto, o ideal é consultar um especialista no assunto para realizar um levantamento e recolher amostras para análise. Se o amianto for encontrado, mas a casa está em boas condições, é recomendável que o proprietário esteja consciente sobre os riscos proporcionados pelo amianto enquanto um suprimento industrial perigoso, evitando danos que podem ocasionar a liberação das fibras. Os materiais devem ser molhados para eliminar a liberação de fibras, além disso, equipamentos de controle de emissão anti-poeira, como aspiradores especiais, são essenciais nesse processo. O material retirado é tratado como resíduo perigoso, devendo ser duplamente ensacado e eliminado de forma adequada.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais