Como funcionam os tubos de raios catódicosOs tubos de raios catódicos são um tipo de dispositivo de exibição analógica. Esses modelos de tubos de cátodos, ou de raios catódicos, são especiais porque são tubos eletrônicos de vácuo que usam feixes de elétrons focados para exibir imagens. Apesar de os tubos deste tipo serem aplicados a muitos propósitos, esses produtos se tornaram mais famosos por seu uso em aparelhos eletrodomésticos como televisores, monitores de computador, além de osciloscópios, radares e caixas automáticos. Os modelos de tubos de raios catódicos também são empregados em aparelhos de vídeo game.

Um tubo de raios catódico recebe este nome porque conta com um cátodo ou terminal de carga negativa. Em um tubo de raios catódicos, este terminal é um filamento aquecido, muito parecido com o filamento visto em uma lâmpada. O filamento está contido dentro de um tubo de vidro a vácuo. Dentro do tubo, um feixe de elétrons é circula a partir do filamento para o vácuo, mas este fluxo de elétrons é natural, não forçado.

Quando usado dentro de um aparelho de televisão, os elétrons de um tubo (CRT) estão concentrados em um feixe restringido por um terminal de carga positiva, chamada de ânodo. Um ânodo de aceleração é então usado para acelerar o movimento dos elétrons. Estes elétrons em movimento se dissipam rapidamente através do tubo de vácuo, colidindo-se com a tela revestida de fósforo, o que a torna reluzente.

Aparelho de televisãoUm físico alemão chamado Karl Ferdinand Braun é recebeu os créditos e méritos pela invenção dos tubo contendo raios catódicos em 1897. Sua invenção consistia de um tubo de raios catódicos com uma tela fluorescente. Esta nova tecnologia foi chamada de osciloscópio de raios catódicos. A tela deste tubo iria mostrar uma luz quando um feixe de elétrons fosse acionado. O osciloscópio de raios catódicos Braun é considerado o antecessor dos modernos tubos usados em aparelhos de televisão.

Em 1929, Vladimir Kosma Zworykin criou outro tipo de tubo com raios catódicos. Chamado de cinescópio, este foi projetado para uso nos primeiros modelos de televisores. Dois anos depois, Allen B. Du Mont introduziu o primeiro tipo de tubo de raios catódicos que foi considerado prático para proveito em um aparelho de televisão. Foi também mais durável do que alguns dos tubos anteriormente produzidos.

Os modelos mais modernos de tubos de raios catódicos ainda desempenham um papel importante na indústria de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, que produzem televisões e muitos outros dispositivos eletrônicos. No entanto, tem havido muitos novos desenvolvimentos em tecnologia de display, tais como telas de plasma, televisores de cristal líquido (LCD), e dispositivos de processamento digital de luz (DLP).

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação