O que é um indicador chave de desempenhoUm indicador chave de desempenho (KPI) é uma medida específica de desempenho de uma organização em alguma área de seu negócio. É um conceito muito geral, com implementações diferentes, dependendo do tipo de negócio e dos objetivos da organização.

Alguns exemplos de KPIs podem incluir fatores como a percentagem de entregas de produtos dentro de um determinado período de tempo, inventário total, os custos de distribuição como uma percentagem das vendas totais, a precisão das faturas enviadas aos clientes, ou tempo de espera para um produto.

O propósito dos indicadores chave de desempenho é oferecer a um negócio medições quantificáveis de tais fatores, determinando sua importância para o sucesso da empresa a longo prazo. Identificar os KPIs mais importantes é o primeiro passo para a efetivação do aumento da lucratividade e da eficiência para a maioria das empresas. Para que esses indicadores econômicos sejam úteis, eles devem ser quantificáveis de forma consistente, ter uma correlação estabelecida com a área dos negócios que necessita de melhoria, e não proporcionar leituras falsas.

KPIPor exemplo, uma clínica de massagem pode notar que a maior parte de seus lucros é proveniente de clientes que sempre são atendidos pelo mesmo massagista. Um dos KPIs mais importante para esta empresa é, portanto, o número de clientes que se tratam com um único profissional. Através de monitoramento, a empresa é capaz de calcular com precisão este KPI. A partir disso, então, é possível definir uma meta específica para suas KPIs. Funcionários que atendem ou superam a meta são recompensados, enquanto os empregados que ficam aquém recebem treinamento a fim de se atingir a meta de KPI.

Os indicadores de desempenho podem ser diferenciados de várias maneiras. Um KPI direcional, por exemplo, confere uma classificação bem simples, para melhor ou pior, em relação a uma área específica do negócio, e acompanha ou não se os negócios estão melhorando. Os KPIs quantificáveis, por outro lado, são representados como um número e permitem uma análise mais precisa dos dados. Mesmo os KPIs que não estão inicialmente em forma numérica podem ser traduzidos em números.

No geral, os KPIs em economia oferecem uma excelente oportunidade para que algumas áreas específicas dentro de uma organização tenham o crescimento desejado, atingindo o máximo de resultados positivos. Muitos bancos e outras instituições de crédito tornar os dados de indicadores chave disponíveis para os mutuários com o intuito de ajudá-los a conseguir maiores lucros.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia