Definição de MicroeconomiaMicroeconomia é um campo de estudo econômico que se concentra em como o comportamento do indivíduo e suas decisões afetam a oferta e a demanda de bens e serviços. Com a finalidade de microeconomia, as ações de indivíduos, famílias e empresas é crucial, ao contrário do estudo da macroeconomia, que incide sobre as tendências nacionais e internacionais econômicas. Apesar das diferenças entre os dois campos, no entanto, o estudo da microeconomia é considerado a base da macroeconomia moderna.

O ramo da economia analisa o comportamento de mercado, de consumidores individuais e empresas, numa tentativa de compreender o processo de tomada de decisão das empresas e das famílias. Essa ciência está preocupada com a interação entre compradores e vendedores individuais e os fatores que influenciam as escolhas feitas pelos compradores e vendedores. Em particular, a microeconomia concentra-se em padrões de oferta e demanda e na determinação de preço e produção em mercados individuais (por exemplo, indústria de café).

MicroeconomiaOutra área importante da microeconomia é o estudo das falhas de mercado. Falha de mercado não é a suposição de que um mercado deixou de funcionar, em vez disso, é uma situação em que um mercado é ineficiente, seja na organização da produção ou imputação de bens e serviços, geralmente a um ponto extremo. Estas falhas de mercado podem ocorrer devido a monopólios, pela falta de informação para compradores ou vendedores e por outras questões.

O custo de oportunidade também é uma preocupação principal em microeconomia. Embora seja difícil de medir no campo da macroeconomia, o custo de oportunidade pode ser claramente demonstrado no estudo de microeconomia. Embora o custo de oportunidade possa ser difícil de quantificar, o efeito do custo de oportunidade é universal e muito real no nível individual. Na verdade, este princípio aplica-se a todas as decisões, não apenas às econômicas.

Custo de oportunidade é uma maneira de medir o custo de algo. Ao invés de simplesmente identificar e adicionar os custos de um projeto, pode-se também identificar a melhor alternativa para gastar a mesma quantidade de dinheiro. Um exemplo comum é um agricultor que escolhe permanecer em sua fazenda ou sua terra, em vez de alugá-la para os vizinhos, onde o custo de oportunidade é a perda do lucro de alugar. O custo de oportunidade de uma viagem de férias às Bahamas pode ser o pagamento de uma casa, por exemplo.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia