Como funciona o Teste UVUm teste de UV é um teste para medir a exposição à luz ultravioleta . Luz ultravioleta, ou UV, é um termo usado para descrever a radiação eletromagnética com ondas ultravioleta mais curtas do que a luz visível para os humanos. A luz UV está presente na luz solar e pode causar reações químicas em certos materiais; esta reação faz com que surja um brilho, que é chamado de fluorescência. Os testes de luz ultravioleta observam o espectro ultravioleta para usos comerciais e servem na detecção da presença de ultravioleta como forma de desenvolver métodos de proteção.

Os usos comerciais para um teste de UV são determinar a solidez da cor nos produtos. A amostra é enviada para um laboratório de testes UV, onde o produto é submetido à exposição aos raios ultravioleta em um ambiente controlado. Um simulador solar é usado no setor de controle para criar a radiação ultravioleta e simular meses ou anos de exposição.

No caso de automóveis, por exemplo, que estariam expostos à luz solar por longos períodos incidindo diretamente na pintura, poderia ser aplicado o teste UV com a finalidade de determinar quanto tempo duraria a pintura sob condições extremas no ambiente externo. Isso permite que os fabricantes modifiquem, se necessário, os suprimentos químicos utilizados em seus produtos. O teste também permite que os fabricantes identifiquem o nível de resistência UV do produto em sua embalagem.

Muitos fabricantes de têxteis também fazem uso dos testes de UV em laboratórios de controle e medição para determinar quanto tempo o produto continuará com as cores intactas. Se os corantes incorporados ao processo de fabricação desaparecerem muito rapidamente, o produto pode começar a degradar-se. Compreender o ciclo de vida do corante ajuda as empresas a produzirem produtos melhores. Este método também é utilizado para outros materiais, como plásticos e papel.

Teste UVOutro uso comercial para um método de teste de ultravioleta é a estabilidade da foto. Isso se refere à forma como os produtos químicos reagem quando expostos à luz solar. Produtos farmacêuticos podem ser afetados e, especificamente, não serem mais tão eficazes se forem expostos à luz solar. Testes UV ajudam a compreender que mudanças prejudiciais ou que causem reações perigosas podem ocorrer durante a exposição.

A detecção de UV é um processo empregado também para promover a melhoria da qualidade de vida e da saúde humana. A superexposição aos raios UV provoca câncer de pele e queimaduras solares. Os raios UVA são os mais comuns, sendo a principal causa de câncer de pele.

Os raios UVB são mais intensos do que os raios UVA e muitas vezes são a causa de queimaduras solares. Eles afetam as camadas mais externas da pele e podem ser detectados através de um radiômetro. Um radiômetro é utilizado para medir os níveis de radiação ultravioleta. Este equipamento faz isso ao determinar como certa quantidade de radiação foi convertida em energia. Quanto maior a temperatura no radiômetro, mais presente está a radiação.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Controle & Instrumentação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Controle & Instrumentação