Uso da resina de formaldeído na construçãoA resina de formaldeído é um tipo de resina sintética de produtos feitos com formaldeído como ingrediente base. Este produto é utilizado em diferentes indústrias, e é uma das mais antigas resinas sintéticas industriais. Os fabricantes muitas vezes desenvolvem novos produtos à base de resina de formaldeído, pensando em novas aplicações para produtos existentes a fim de torná-los mais úteis. A resina de formaldeído é encontrada em produtos tais como MDF, um tipo de madeira usada na construção civil.

Fenóis, melamina, uréia e anilina são suprimentos que podem ser usados na produção da resina de formaldeído para várias aplicações. Os produtos químicos reagem entre si, criando a resina, o que pode ter diferentes propriedades, dependendo dos ingredientes utilizados. Algumas resinas são projetadas para serem sensíveis ao calor, pois o calor é necessário na ativação da resina, enquanto outros reagem com produtos químicos. A resina de formaldeído pode ser de cor clara ou colorida, extremamente forte e dura e impermeável, uma vez que o processo de cura é superior.

MelaminaUm uso comum para a resina de formaldeído é em tintas e vernizes. Este produto também é usado em produtos para madeira, como aglutinantes, juntamente com um selador e um produto de revestimento. O tipo de resina de formaldeído é usado como cola na indústria do couro, aparecendo em sapatos, bolsas, e também é aproveitado na fabricação de objetos moldados, fibras de vidro, fertilizantes e uma grande variedade de outros suprimentos. Este produto tornou-se onipresente em muitas indústrias porque é forte, razoavelmente rentável, resistente a micróbios e altamente versátil.

Há algumas preocupações em relação à saúde dos trabalhadores quando utilizam a resina de formaldeído. Preocupações com o formaldeído têm levado as empresas a mudarem a formulação de alguns produtos, especialmente aqueles utilizados na construção de casas, onde o formaldeído é constantemente aplicado. Em uma cozinha, por exemplo, armários, pisos e balcões são fabricados com resina de formaldeído, enquanto o formaldeído pode também estar presente nos materiais de isolamento utilizados no interior das geladeiras e outros aparelhos domésticos.

Algumas pessoas são muito sensíveis ao formaldeído, e podem apresentar sintomas tais como alergias de pele e problemas respiratórios se forem expostas a níveis elevados de formaldeído. Esses produtos tendem a ser mais caros, devido à complexidade acrescida na formulação dessas mercadorias sem o uso de formol.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais