Diferentes usos da uréia na indústriaA uréia geralmente se refere a um composto químico orgânico normalmente encontrado na urina de mamíferos. Há muitos diferentes usos da uréia na indústria e aplicações deste tipo de substância quando ela é processada e sintetizada, sendo aplicada em matérias-primas diversas, cola, fertilizantes, produtos comerciais e também na produção de resinas. Às vezes, é também conhecida como carbamida.

A uréia é um composto orgânico que foi observado pela primeira vez na urina de humanos e animais pelo químico francês Hialire Rouele. Foi também o primeiro composto orgânico a ser produzido sinteticamente a partir de materiais não-orgânicos pelo químico alemão Friedrich Wohler. Este foi um evento significativo na história da química, pois ajudou a descobrir que existe uma diferença fundamental entre matéria orgânica e inorgânica. Nos seres humanos, a uréia é uma parte muito importante do sistema metabólico, em que sua principal função é como um transportador de resíduos de nitrogênio.

A aplicação mais comum de uréia sintetizada na indústria é como um tipo de fertilizante. Mais de 90% da produção mundial desse suprimento é feito para fertilizantes e produtos relacionados. Quando usada desta forma, a uréia normalmente assume a forma de grânulos ou cristais. Estes produtos químicos podem ser distribuídos manualmente por agricultores ou espalhados com o auxílio de equipamentos agrícolas. Também é frequentemente usado em soluções fertilizantes, uma vez que é altamente solúvel em água.

Uréia sintetizada na indústria Como um produto básico na fabricação de resinas, a uréia é frequentemente combinada com formaldeído. Esta mistura tem muitos tipos diferentes de aplicações práticas, funcionando como um adesivo ou sendo usada para a produção de plásticos. Também é comumente empregada como um revestimento e em materiais têxteis e papel.

Muitos produtos comerciais também incorporam a uréia. Condicionadores de cabelo ou pastas de dente branqueadoras muitas vezes contêm uréia em sua formulação. Produtos de limpeza facial e hidratantes também podem conter uréia, uma vez que ajuda na hidratação da pele. Algumas marcas de cigarros também adicionam o produto como um realçador do sabor. A uréia como composto químico é empregada de uma maneira ecologicamente amigável na produção de combustível, a fim de reduzir as emissões por parte de usinas de energia e de motores a diesel.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais