Definição de E-Business em EconomiaE-business é um termo usado para descrever a transação de negócios via Internet, ou a utilização de tecnologias da Internet para melhorar a produtividade ou a lucratividade de um negócio empresarial. Em um sentido mais amplo, o termo pode ser usado para descrever qualquer forma de comércio eletrônico - ou seja, que utiliza um computador.

A implementação mais comum de e-business (negócios pela internet) envolve a venda de produtos e serviços on-line, sendo um serviço capaz de atingir uma base de consumidores muito maior do que qualquer loja ou estabelecimento comercial tradicional jamais poderia alcançar. Esta função do e-business na economia é referida como negócio eletrônico ou comércio eletrônico, e os termos são ocasionalmente usados alternadamente.

Um e-business também pode usar a Internet para adquirir produtos no atacado ou insumos para a produção interna. Esta faceta deste tipo de transação comercial é, por vezes, conhecida como a contratação pública eletrônica, e pode oferecer às empresas a oportunidade de reduzir os seus custos drasticamente.

E-Business Além de compra e venda de produtos, o e-business pode também lidar com outros aspectos do negócio tradicional. O uso de bate-papo eletrônico como uma forma de apoio técnico e ao cliente é um excelente exemplo disso. O chat de bate-papo voltado ao e-business, quando utilizado para completar o apoio ao atendimento telefônico tradicional, proporciona um tipo de sistema que otimiza tempo e reduz custos.

Usando sistemas virtuais, por exemplo, os operadores de suporte técnico conseguem acessar remotamente o computador de um cliente, ajudando-o na correção de um problema. E com o download de um pequeno programa, todas as informações pertinentes sobre as especificações de hardware e software para computador do usuário são retransmitidos para o operador de suporte diretamente.

Nos últimos anos, praticamente todos os negócios tornaram-se, em algum grau, um e-business. A difusão da tecnologia da Internet, as soluções disponíveis e os benefícios demonstrados pela tecnologia eletrônica fizeram da transação e-business o caminho mais óbvio, integrando empresas e clientes de modo rápido, funcional, prático e ágil. A tendência de fechar negócios pela internet continua sendo ainda mais facilitada com o desenvolvimento de novas tecnologias, que propiciam o acesso à internet por telefones celulares e PDAs.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia