Função dos stakeholders no cenário econômico

Função dos stakeholders no cenário econômicoUm stakeholder é qualquer indivíduo que tenha um interesse específico no resultado ou no sucesso de um projeto ou negócio. Por isso, é de extrema importância a função dos stakeholders no cenário econômico. Acionistas, credores, bancos, fornecedores, governos, sindicatos, comunidades, funcionários, além de pessoas que tenham dinheiro investido no empreendimento são todos considerados stakeholders.

Stakeholders internos são, por definição, aquelas pessoas que têm interesse no negócio e realmente trabalham em prol dele. Alguns exemplos incluem os funcionários, a equipe de gestão e o conselho de administração. Todas essas pessoas trabalham para a empresa diretamente, por isso são chamadas de stakeholders internos.

Já os stakeholders externos são todas aquelas pessoas que não trabalham diretamente na empresa, mas, ainda assim, eles têm interesses nos negócios. Alguns exemplos incluem os clientes, acionistas, bancos (credores), o governo, a comunidade, fornecedores e grupos de interesses especiais. Nenhum destes grupos atuam de modo direto no negócio, mas todos eles têm algum nível de interesse.

O acionista é um dos interessados no sucesso financeiro de uma empresa simplesmente porque investe capital e, portanto, possui ações relativas ao empreendimento. Neste caso, essa pessoa espera ver um bom retorno sobre o investimento, e isto pode não só incluir o valor do estoque crescente ao longo do tempo, mas também o recebimento de pagamentos de dividendos trimestrais com base na rentabilidade.

stakeholdersÉ comum e essencial que os acionistas de uma grande corporação façam parte da governança corporativa da empresa, atuando como um representante no Conselho de Administração. Os credores estão em outra categoria de stakeholders. Estes indivíduos correm os riscos de perder todos ou a maioria de seus investimentos, quando uma empresa não é capaz de manter as operações.

Em termos de Economia, se uma empresa vai à falência, uma venda de ativos pode ajudá-los a recuperar a maior parte do seu capital, mas isso também não é garantida. Um indivíduo que se enquadra na categoria de credor pode ser alguém que detém os títulos emitidos pela empresa, ou um banco que tenha autorizado um empréstimo.

Talvez aqueles que têm mais a perder quando se trata de uma crise financeira na empresa são aqueles interessados cujos meios de vida dependem da organização. Ironicamente, esse grupo não é muitas vezes considerado quando se fala de tipos de partes interessadas.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password