Fator de rentabilidade em economiaRentabilidade em economia refere-se ao potencial de um empreendimento em ser bem sucedido financeiramente. Este indicador pode ser avaliado antes de iniciar os investimentos em um negócio, ou pode ser usado para analisar um empreendimento que está operando atualmente. Há três situações básicas que podem descrever a situação financeira de uma empresa. Ela pode ser rentável, pode estar em falência, ou pode operar mesmo com prejuízos financeiros.

Quando há fluxo de caixa constante ou abundante, pode ser difícil determinar a lucratividade. Isso porque é comum uma pessoa cometer o erro de ligar inúmeras transações de entrada e de saída aos lucros. Gastos e recebimento de dinheiro, no entanto, não significam que um negócio está em um estado financeiro saudável.

Para determinar a lucratividade, é necessário acessar o preço dos bens ou serviços oferecidos. Há vários fatores que precisam ser considerados quando os preços são estabelecidos. Isto inclui os custos variáveis, tais como trabalho, combustível e inventário, e abrange também os custos fixos, tais como hipotecas, reparos e impostos.

Fator de rentabilidade em economiaOs rendimentos em determinados períodos também devem ser considerados. Isso se refere à quantidade de produtos ou serviços produzidos dentro de um dado período de tempo, ou se refere à certa quantidade de materiais.

O rastreamento da lucratividade pode envolver duas situações. Primeiro, uma empresa provavelmente vai precisar de registros precisos de suas despesas. Segundo, dependendo do tamanho e da complexidade do empreendimento, o trabalho de um bom contador de faz necessário para garantir os cálculos adequados e corretos.

Pode haver muitas partes interessadas na rentabilidade de um empreendimento particular. Por exemplo, os proprietários de empresas, que não são operadores, têm um motivo para se manterem interessados na saúde financeira e na direção do empreendimento. As partes interessadas que têm dinheiro investido também são susceptíveis de certos riscos em relação à rentabilidade de um negócio. Empregados, especialmente aqueles no nível gerencial, também ficar atentos aos lucros da empresa porque a falta de rentabilidade pode ameaçar a segurança do trabalho e prejudicar a reputação profissional de uma pessoa.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia