O que é Análise de OportunidadesAnálise de oportunidades é a estratégia de avaliar o potencial para uma mudança ou aperfeiçoamento de ações para melhorar a geração de receitas em uma empresa. O tipo de oportunidade vai variar, desde poucas chances dentro de um modelo de produção atual que leva à redução de despesas ou aumento de eficiência global, para o lançamento de novas linhas de produtos que irão aumentar a rentabilidade do negócio como um todo.

Se o objetivo é aumentar os lucros reduzindo os custos ou o alargamento da gama de produtos oferecidos, a análise de oportunidades em economia ajuda a fornecer uma compreensão de quais efeitos, positivos e negativos, ocorrem se uma abordagem particular é implementado.

Com qualquer tipo de análise de oportunidades, ou análise SWOT, três questões fundamentais devem ser respondidas para que a análise possa ser eficaz. Em primeiro lugar, quais são os benefícios da aplicação da presente oportunidade? Em seguida, quais efeitos adversos podem ocorrer quando a execução ocorre? Finalmente, como será que a implementação afetará a função geral da operação, e, pelo resultado, vale a pena fazer a mudança?

A primeira questão a abordar na condução de uma análise econômica de oportunidades é identificar os benefícios que a mudança trará. Por exemplo, se uma empresa de pães decide ampliar a linha de produtos, oferecendo pães de cachorro quente juntamente com pães franceses, os benefícios podem ser a necessidade dos consumidores atuais, levando ao aumento dos lucros para o negócio.

Análise de OportunidadesA análise vai observar de perto os custos envolvidos na adaptação do processo de produção para os produtos a serem produzidos, assim como as embalagens que devem ser concebidas. Além disso, o preço unitário de um pacote de pães deve ser competitivo no mercado.

Uma vez que seja determinado que não há valor na busca da idéia, a análise de oportunidades, então, foca nos potenciais efeitos negativos da implementação desta nova estratégia. Por exemplo, como será o impacto da produção de pães especiais na produção total da empresa?

Se a produção de pão é adversamente afetada a tal ponto que a empresa produz menos pães e não pode cumprir com seus compromissos de produção em relação aos fornecedores atuais, então o lucro da produção pode ser completamente compensado, deixando a empresa sem receita adicional.

Qualquer análise de oportunidades econômicas que vale precisa avaliar os efeitos de longo alcance associados à mudança que está sendo considerada. Muitas vezes, isso significa verificar não apenas questões de produção e custos, mas também fatores intangíveis.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia