Melhores locais para construção de parques eólicosA construção de parques eólicos é uma maneira viável e eficaz de fornecer energia limpa e renovável para residências e empresas. Estas “usinas” de energia eólica só são eficazes, no entanto, se instaladas em locais apropriados. Considerando que uma única turbina de vento, também chamada de moinho ou gerador ou vento, pode ser eficaz para a geração de eletricidade, a construção de uma fazenda com diversas turbinas de potência exige condições geográficas específicas e atmosféricas. Por isso, os melhores locais para construção de parques eólicos são considerados como áreas abertas, próximas do mar, onde a frequência e a velocidade dos ventos são maiores.

A topografia de um parque eólico deve ser plana, mas elevada. Um terreno acidentado ou irregular cria um potencial bloqueio eólico, diminuindo a velocidade dos ventos. Contudo, a velocidade do vento aumenta em altitudes mais elevadas, por isso é importante que toda a área plana seja também elevada. Por esta razão, muitos parques eólicos estão localizados em colinas, mas as colinas devem ser aplainadas se não forem naturalmente niveladas.

As regiões escolhidas para a construção de parques de produção de energia eólica também precisam ser extensas o suficiente, de forma que consigam acomodar as turbinas de vento com a maior distância possível entre os geradores. A distância exata necessária varia de acordo com o tamanho dos moinhos de vento. Se os geradores eólicos estão muito próximos, os moinhos de vento interferem uns com os outros, diminuindo a velocidade do vento quando o ar passa pela área da usina.

Parques eólicosAlém das preocupações topográficas, as condições atmosféricas das potenciais áreas de instalação das usinas eólicas também são levadas em consideração. Mesmo que um local montanhoso receba vento intenso, as condições meteorológicas regulares, muitas vezes, ainda mostram que a área não recebe ventos o bastante. É importante medir com precisão a ventilação da região, certificando-se que o local tem uma velocidade constante de pelo menos 16,1 km por hora. Além disso, a velocidade eólica deve ser bastante estável. Nesse caso, tempestades podem criar rajadas de vento intensas, levando a danos nas turbinas ou gerando picos de energia nas subestações.

Normalmente, os parques eólicos não são projetados em locais de restrição ambiental, por considerar a fauna e a flora da região. Muitas mortes de animais têm sido atribuídas à construção dos parques eólicos, quando as turbinas são colocadas perto de grandes populações de animais, especialmente de aves. Alguns especialistas também argumentam que os animais terrestres, quando não são mortos pelas turbinas, podem enfrentar interrupções migratórias ou de acasalamento devido à presença de moinhos de vento e ao barulho.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia