O que é um controlador pneumáticoUm controlador pneumático é um dispositivo usado para regular a pressão do ar entre os vários postos de trabalho em uma fábrica. Ligado a uma linha de ar principal de um compressor de ar, o controlador pneumático permite ao operador ajustar o controlador e variar a pressão de ar, permitindo que a pressão de ar principal possa permanecer em um alto nível operacional. Os benefícios de se ajustar a pressão do ar através de um controlador pneumático são de que a condensação do compressor com velocidade variável é eliminada, reduzindo assim a quantidade de água no sistema de ar.

A maioria das máquinas de ar comprimido exige diferentes pressões de ar para funcionar corretamente; é por isso que o controlador pneumático é um ativo valioso para o sistema. Agindo como uma placa de circuito elétrico, o controlador pneumático é capaz de ajustar e dividir o suprimento de ar. Uma vez ajustado, o ar é direcionado na pressão adequada para os componentes individuais.

A maioria das plantas de fabricação usa um tipo de controlador pneumático nas linhas de ar principais; já outros usam um controlador pneumático separado em cada estação de trabalho. Este arranjo permite que um único operador consiga fazer ajustes precisos em cada ferramenta a fim de produzir os melhores resultados possíveis em cada estação de trabalho. Muitas vezes o controlador pneumático individual também permite uma fácil manutenção, sem parar a produção na linha inteira.

Controlador pneumáticoOs equipamentos e ferramentas de ar comprimido são propensos à ferrugem e aos danos por causa da água que se acumula dentro do sistema de ar. Muitos controladores pneumáticos permitem a inserção de dispositivos de lubrificação automática. Estes dispositivos oferecem um gotejamento lento, mas constante de óleo na linha de ar. Com a introdução de óleo na linha de ar, a ferrugem e os demais danos são eliminados, e há menos tempo de inatividade.

Os modelos de controladores são muitas vezes instalados diretamente atrás de um compressor de ar. Esta instalação permite que os múltiplos compressores sejam operados em intervalos, sem prejudicar a produção. Como o controlador é ligado de um compressor para o outro, pode-se então ser desligado a fim de realizar a manutenção do equipamento, enquanto o outro mantém a produção de ar para a planta. Com este tipo de sistema, uma unidade inteira de compressão pode ser removida e substituída sem ser necessário interromper qualquer tempo de produção.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos