Tipos de poluentes do arAs substâncias que degradam a qualidade do ar que respiramos são conhecidas como poluentes do ar, e o ritmo acelerado de industrialização em todo o mundo levou a altos níveis de poluição global. Como os poluentes do ar podem se dissipar em correntes de vento, os agentes poluidores do meio ambiente não estão apenas concentrados em áreas industrializadas: eles também podem ser encontrados em locais tão remotos como a Antártida, por exemplo. A flora é prejudicada; animais e pessoas sofrem com problemas de saúde como resultado da ação dos poluentes do ar, que às vezes se condensam como nuvens na atmosfera, causando uma nuvem química. Há três principais fontes de poluição do ar: as fontes químicas, biológicas e as partículas.

Os poluentes químicos do ar incluem uma variedade de substâncias criadas através da combustão, tais como óxido de nitrogênio, dióxido de carbono, chumbo e enxofre. Além disso, substâncias como o CFC são consideradas poluentes do ar. A poluição química é emitida diariamente por usinas termelétricas, carros, minas, refinarias e outras instalações de fabricação semelhantes. O processamento de cimento e de metais como o aço também propagam mais poluentes químicos na atmosfera, assim como a fabricação de pesticidas, herbicidas e outros produtos químicos. Muitas nações aprovaram leis de controle de poluição projetadas para reduzir as emissões das fábricas através do uso de filtros e equipamentos modernizados.

Os agentes biológicos poluentes do ar compreendem pólen, fungos, pêlos e as bactérias. Esses poluentes são mais um problema quando se considera a qualidade do ar em área interna, porque eles geralmente se dispersam ao ar livre. No entanto, as pessoas com alergias graves sofrem frequentemente durante a primavera, quando os níveis de pólen estão elevados, já os fungos no ar provocam reações alérgicas em indivíduos sensíveis. Além disso, os acidentes de causa humana aceleram a libertação de agentes biológicos, como o antraz.

Poluentes químicos na atmosferaA poluição particulada é causada por pequenas partículas no ar. Existem muitas fontes naturais de poluição particulada, como tempestades de areia, incêndios e atividade vulcânica. No entanto, alguns processos humanos também originam a poluição de partículas: a maioria das instalações de fabricação, por exemplo, emite contaminantes químicos e partículas. Este tipo de poluição reduz a visibilidade e também pode tornar muito difícil a respiração; algumas partículas poluentes do ar são também prejudiciais, e a exposição prolongada levará a problemas de saúde.

A poluição do ar afeta o mundo e as pessoas de diversas maneiras. Os principais problemas associados aos poluentes atmosféricos são as doenças do coração e dos pulmões. Alergias, asma, enfisema e outros problemas respiratórios estão aumentando a nível mundial, graças à irritação por poluentes atmosféricos. Alguns poluentes estão corroendo a atmosfera, expondo a Terra à radiação ultravioleta prejudicial em doses elevadas.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente