Mineração de manganêsA localização de um depósito é muitas vezes o primeiro passo para os trabalhos de mineração de manganês. Depois de localizar depósitos significativos de minério de manganês, os equipamentos de perfuração, geralmente, são usados para começar a explorar o solo da mina. Quando o manganês é retirado do leito de rocha, normalmente é transportado para uma instalação de processamento, seja on ou off-site. O processamento é feito geralmente para remover as impurezas. O manganês processado pode ser refinado em muitos produtos diferentes.

O minério de manganês é produzido naturalmente próximo de grandes depósitos de alta qualidade. Muitos desses depósitos são encontrados em fontes terrestres em vários continentes ao redor do mundo. Equipamentos de levantamento geológico podem ajudar a identificar esses depósitos em terra e no mar, o que é necessário para conter grandes quantidades de manganês. Contudo, um equipamento especial é necessário para a extração de águas profundas, o que torna essas operações muito mais onerosas. Caso contrário, os modelos de equipamentos de mineração típicos - como escavadeiras, tratores e veículos de transporte - são aproveitados para realizar todas as operações de mineração.

A mineração a céu aberto é o método mais aplicado para a mineração de manganês. O minério de manganês, muitas vezes, requer um método específico de extração, pois os blocos podem ser incorporados entre os vários materiais em outras camadas de rochas. Um dos benefícios deste tipo de mineração é a redução do custo em comparação com outros métodos utilizados hoje em dia. A mudança na configuração geológica, no entanto, significa que o impacto ambiental que ocorre devido a esta atividade é muitas vezes considerado grave.

manganêsO transporte do minério bruto é uma parte importante da mineração de manganês, porque o minério deve ser transportado da mina antes que seja processado, refinado e vendido. Uma vez que o minério de manganês foi liberado do leito de rocha, é então transferido de uma escavadora pesada para um veículo de transporte. Caminhões grandes, com uma capacidade de suportar muito peso são muitas vezes essenciais para esta função. Uma vez transportado para uma máquina de processamento ou instalação, localizados sempre perto da mina, máquinas estacionárias, muitas vezes carregam o material extraído por meio do processamento em máquinas de refino.

O processamento e o refino do minério são geralmente as etapas finais na mineração de manganês. Nódulos de manganês, muitas vezes contêm níveis significativos de outros materiais, tais como lama, rocha e água, como resultado do processo de mineração. As máquinas esmagam a matéria-prima, e após isso, os processos químicos ou mecânicos separam o minério de manganês do resto do material. Uma vez livre de impurezas, o manganês é aquecido ou fundido em um processo que pode reforçar o material, alterando a sua composição molecular. Uma vez totalmente processado, o manganês é adicionado a vários produtos, como fertilizantes e tintas para pintura de aço.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Mineração
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Mineração