Poluição das águas subterrâneas

Poluição das águas subterrâneasA poluição das águas subterrâneas é um tipo de poluição que indica a contaminação das águas subterrâneas. Em todo o mundo, a poluição das águas subterrâneas é um problema muito sério e caro, e muitos governos começaram a tomar medidas agressivas para enfrentá-lo. Uma vez contaminada, a água subterrânea exige um processo de limpeza e descontaminação muito oneroso para se tornar utilizável novamente e, em alguns casos, um aqüífero pode ser tão contaminado que precisa ser abandonado, gerando enorme pressão sobre uma comunidade, uma vez que devem tentar encontrar uma nova fonte de água no meio ambiente.

Existem vários tipos diferentes de águas subterrâneas, que vão desde a água que flui livremente através do solo até a água que interage com a superfície para aqüíferos fechados, que são teoricamente muito difíceis de se contaminar. Águas subterrâneas tornam-se poluídas quando os materiais se infiltram no solo e atingem a água, o que pode acontecer quando a chuva lava contaminantes no solo, quando a água poluída da superfície se conecta com as águas subterrâneas ou no momento em que locais de eliminação de resíduos começam a lixiviação.

Quaisquer contaminantes acaba com a qualidade das águas subterrâneas, incluindo esgotos, medicamentos líquidos, produtos químicos agrícolas, microorganismos, sal da estrada, escoamento de aterros, produtos petrolíferos, produtos químicos e resíduos perigosos, como lixo nuclear. Estes contaminantes deixam a água imprópria para beber, porque provocam graves problemas de saúde. A água também pode ser perigosa para uso na agricultura ou na manufatura, acarretando problemas para a fauna e a flora locais que ficam expostas à água contaminada.

Poluição das águasAs pessoas costumam identificar a poluição de águas subterrâneas quando ficam doentes ao beber o líquido, ou quando os testes de rotina de abastecimento de água revelam a contaminação. Quem utiliza poços artesanais estão em risco alto de adoecer em razão da água poluída, porque espumas de contaminantes vão parar nas fontes de águas subterrâneas utilizadas por um município para suprir as necessidades de água da população.

Uma vez descoberta, a poluição das águas subterrâneas tem de ser resolvida, tanto para limpar a água contaminada quanto para evitar a sua propagação. Encontrar a fonte da contaminação e limpá-la é essencial para torná-la segura para o uso. Nos casos em que a água não pode ser limpa, será necessário contê-la, a fim de que os contaminantes não formem uma espuma no solo e atinja o abastecimento de água potável. Fontes alternativas de água podem precisar de proteção extra com o intuito de atender às necessidades de limpeza e despoluição da água.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password