Como manter a segurança de navegação na internet

Como manter a segurança de navegação na internetA tecnologia propicia muitas vantagens e navegar na internet é uma delas, sendo uma realidade e uma diversão para crianças, jovens, adultos e idosos. É um ambiente virtual onde se pode pesquisar conteúdo, interagir com outras pessoas e até pagar contas. Mas saber como manter segurança de navegação na internet é um tema importante e bastante debatido, que abrange diversas áreas, enfocando a proteção de dados e informações dos usuários. Ela não se aplica apenas para pesquisas na web, mas também pode se referir ao uso de outros recursos ligados, como e-mails e redes sociais. Grande parte do foco deste tópico é manter os usuários (em especial as crianças) seguros enquanto navegam na Internet.

Os adultos podem praticar táticas de segurança na Internet de diversas maneiras. Confira as dicas de navegação segura na internet:

Use o mais recente software aplicável antiviral para proteger contra vírus.
Instale um Firewall para proteger os computadores contra acessos não autorizados por terceiros.
Desativar cookies para que os sites não possam recolher informações pessoais.
Fazer backup de dados importantes regularmente.
Considere o bloqueio computadores domésticos ou estações de trabalho para evitar que outras pessoas acessem informações pessoais.
Peça aos provedores de serviços de internet a respeito quanto às características de segurança que eles oferecem.
O que não se deve fazer na internet

Dar informações pessoais, como nome, endereço ou número de telefone, ao conversar com os outros.
Download de software desconhecido, especialmente software de compartilhamento de arquivos.
Abrir e-mails suspeitos ou desconhecidos.
Acessar e aceitar e-mails de fontes desconhecidas, pois isso provavelmente levará a uma enorme quantidade de lixo eletrônico.
Lançamento de informações de cartão de crédito de fontes desconhecidas ou não confiáveis.
Segurança de navegação na internetA segurança na Internet para as crianças tem recomendações semelhantes e, muitas vezes, envolve a supervisão dos pais. Os pais são os melhores “firewall” para seus filhos, porque, mesmo com algumas medidas de segurança online, as crianças regularmente entram em apuros.

Os pais também podem tentar o seguinte método para promover uma maior segurança das crianças que acessam a internet, bem como as redes sociais:

Fique sempre atento aos e-mails para crianças menores de 13 anos, bem como ao conteúdo pesquisado por eles em ambientes virtuais.
Desativar cookies.
Leia acordos de política de privacidade em sites voltados ao público infantil.
Saiba como usar a Internet, assim observar o comportamento de crianças na Internet é mais fácil.
Instalar filtros ou bloqueadores de Internet para evitar retornos de busca acidental de sites impróprios.
De modo geral, atualmente, a internet é crucial para encontrar informações, para se divertir e conhecer pessoas. Mas a observação dos protocolos de segurança se faz essencial e ajuda a proteger os adultos e crianças quando estão online.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password