O que é um sistema ERPEm uma grande empresa, existem diversas áreas que incluem os setores de planejamento, fabricação, distribuição, transporte e contabilidade. Na maioria dos casos, cada um desses departamentos cada com total sistema de informatização, algumas vezes com plataformas independentes. Contudo, um sistema ERP (Planejamento de recursos empresariais) é uma plataforma que integra todas estas funções em um único sistema, sendo projetado para atender às necessidades de cada setor dentro da empresa.

Um módulo ERP abrange vários departamentos em uma empresa e, em alguns casos, um ERP também transcende os limites corporativos para incorporar sistemas de parceiros e fornecedores, bem como para envolver funções adicionais, como gerenciamento de cadeia de fornecimento. Porque é tão vasto e abrangente, o sistema ERP vai muito além de ser apenas um software. Cada aplicação é única e projetada para corresponder aos processos de implementação de negócios. Uma implementação de ERP pode custar milhões de dólares para criar, e pode levar vários anos para ser concluído.

Um sistema ERP provavelmente representa o maior investimento de uma empresa de TI (Tecnologia da Informação), portanto, algumas empresas preferem implantar a plataforma ERP por etapas, do que em uma só vez. Alguns fornecedores de ERP oferecem unidades de software modular, juntamente com uma interface unificada para permitir esta abordagem gradual.

Independentemente de como uma empresa adota o sistema ERP, é certo que esta plataforma causa mudanças significativas à forma como a empresa gerencia seus negócios. Uma vez implementado, no entanto, o sistema ERP traz enormes vantagens. Pelo fato de que todos os sistemas são integrados, todos os departamentos podem compartilhar informações mais facilmente. O fluxo de trabalho que ocorre entre departamentos de TI pode se tornar muito mais automatizado.

Há muitas razões uma empresa comprometer-se com a implementação do software ERP. O sistema ERP integra informações, tais como informações sobre o pedido de produtos e dados financeiros. Ele pode acelerar o processo de fabricação, automatizando processos e fluxo de trabalho. Embora o custo inicial possa ser suficiente para causas os pesadelos em qualquer gestor de empresa, no final, se implementado corretamente, o ERP dará recompensas à empresa com base em uma importante vantagem competitiva.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação