Internacional Engines adota inédito sistema de inspeção de motoresA International Engines South America passou a utilizar um revolucionário sistema de inspeção final de motores. A instalação do novo sistema faz parte do processo permanente de modernização da fábrica de Canoas (RS), principal centro de produção da empresa na região do Mercosul, e exigiu investimento correspondente a US$ 350 mil.

Trata-se de uma estação de inspeção visual que utiliza um robô para movimentar uma câmera de vídeo e avaliar os diversos componentes que fazem parte do motor. A estação classifica automaticamente as unidades, garantindo que somente as aprovadas sejam encaminhadas para o processo de embalagem e liberados para os clientes.

O diretor de Operações Industriais, João Carlos Sebastiany, informou que o novo sistema é o primeiro utilizado por um fabricante de motores no Brasil. De acordo com Sebastiany, o equipamento tem ampla capacidade de análise e é responsável pela inspeção de 75 pontos diferentes.

As imagens registradas pela câmara são processadas por um software, chamado Pollux 2000 que, automaticamente, identifica eventuais problemas com alguma parte. Reproduzidas num monitor de cristal líquido, as imagens mostram aos operadores os resultados das características do motor e revelam se todos os componentes foram corretamente instalados, inclusive as etiquetas de identificação e de informação.

A área de inspeção visual é totalmente enclausurada para que a luz ambiente não interfira nas diversas imagens captadas pela câmera. Técnicas de iluminação são utilizadas para garantir as inspeções em todas as faces do motor e permitem a verificação da presença, integridade e posicionamento de componentes, como conectores, parafusos, abraçadeiras, etiquetas, códigos numéricos e bidimensionais, buchas, filtros e tampos, entre outros.

O sistema funciona sem intervenção do operador e os resultados das verificações estão integrados à rede corporativa, denominada Engine Tracking, garantindo que nenhum motor seja embalado se não receber aprovação.

Autor(es): Secco Consultoria de Comunicação

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação