Tipos de capacetes usados na mineraçãoOs tipos de capacetes usados na mineração são projetados para proteger as pessoas contra a queda de objetos, rochas e contra outros perigos que são comumente encontrados em minas. São equipamentos de proteção diferenciados dos capacetes de segurança utilizados em indústrias e na construção civil. Os primeiros capacetes criados para uso em minas eram produzidos com várias camadas de lona unidas por cola.

No começo do século 20, os mineiros normalmente usavam chapéus de couro macio que forneciam proteção limitada. Uma camada de goma-laca era muitas vezes aplicada para revestir estes chapéus, e não havia uma pequena aba que oferecesse certa quantidade de proteção para os olhos.

Mais tarde, os capacetes de mineração foram construídos com base em materiais como alumínio, fibra de vidro e termoplástico injetado. Um sistema de suspensão interna ajuda a prevenir a queda destes capacetes e também pode fornecer alguma resistência de choque extra. Alguns modelos de capacetes de mineração vêm equipados com lâmpadas, enquanto outros suportes permitem a fixação de uma lâmpada personalizada.

Com a finalidade de auxiliar e ampliar a visão dos mineiros dentro de minas escuras, alguns capacetes de mineração vêm equipados slots de luz e outros acessórios, que permitem ao operário anexar uma lâmpada de sua escolha, além de qualquer outro acessório. Viseiras, aparelhos de respiração, e até mesmo câmeras de vídeo sem fio pode ser ligados a estes capacetes de mineração.

Capacetes de mineraçãoUma grande variedade de materiais tem sido empregado para produzir os capacetes de segurança ao longo dos anos. O alumínio e a fibra de vidro foram os dois primeiros materiais utilizados que ofereciam uma boa proteção, embora o termoplástico injetado também acabou se tornando bastante popular. Este tipo de capacete de segurança em minas é criado através da injeção de um tipo específico de polímero em um molde. O resultado, depois de ter sido arrefecido, é um capacete que muitas vezes é menos dispendioso do que os feitos de alumínio ou fibra de vidro, sendo muito resistente.

Um dos principais componentes que podem ser encontrados em um capacete de mineração de qualidade é um sistema de suspensão. Este é um conjunto de tiras e fivelas que podem prender um capacete na cabeça do operário e evitar que o equipamento de proteção individual caia, enquanto o mineiro trabalha. Estes sistemas de suspensão são geralmente projetados para manter um espaço vazio entre a cabeça do mineiro e a superfície dura do capacete. Assim, se o topo do capacete é atingido por uma pedra ou outro objeto, o choque do impacto será amenizado, sem atingir a cabeça do operário. Os sistemas de suspensão passaram por uma série de mudanças ao longo dos anos, e alguns podem até ser revertidos.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho