A Câmara da Indústria do Petróleo e Gás da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e o Senai-MG criaram o Centro de Excelência em Metal Mecânica. Trata-se de uma rede de parcerias estratégias formada para ampliar a competitividade, capacitação industrial e qualificação profissional para as indústrias da cadeia produtiva do petróleo e gás em Minas Gerais.

A iniciativa faz parte do Programa de Mobilização da Indústria Nacional do Petróleo e Gás (Prominp), cujo objetivo é o de aumentar a participação do setor de bens e serviços nacional na implantação de projetos de petróleo e gás no Brasil e no exterior.

O centro seguirá um modelo básico, que utilizará a estrutura física já instalada de diversas instituições, incluindo órgãos dos governos municipal, estadual e federal, universidades, centros de pesquisa, entidades civis no Brasil, como o Senai, e até internacionais.

Entre outras atribuições, o papel da iniciativa privada nesse projeto consistirá em criar laboratórios, desenvolver e comercializar tecnologias e serviços, representando o Centro nos mercados nacional e mundial e participar de joint ventures para a elaboração de projetos de cooperação tecnológica. Ao poder público caberá estimular a aplicação e o desenvolvimento de novas tecnologias.

Diversos projetos envolvendo a indústria mineira já estão em andamento. Um deles é o diagnóstico da cadeia produtiva do petróleo e gás em Minas Gerais. Outro é o estudo para o desenvolvimento de uma cadeia para fornecimento de materiais, buscando redução de custos e ganho de competitividade para a indústria deste segmento.

No âmbito da formação profissional, o Senai já iniciou os cursos de especialização em Soldagem e em Projetos Mecânicos, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Além disso, já estão em funcionamento o Cequal Móvel de Caldeiraria e de Instrumentação, uma carreta equipada para avaliação e certificação de pessoal, implementada pelo Senai, Petrobrás e Abraman. Ainda este ano, parceria entre o Sebrae-MG, IEL, Fundação Dom Cabral e Petrobrás darão início à segunda turma do curso de Formação de Gerentes de Projeto.

Autor(es): Usinagem Brasil

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas