O que é falha de mercadoEm Economia, falha de mercado é quando um mercado não consegue, por conta própria, sem regulamentação do estado, alocar recursos de forma eficiente do ponto de vista social. O conceito de falha de mercado está baseado na busca individual por interesses próprios em que os resultados são ineficientes.


Políticos intervencionistas geralmente justificam suas ações com esse termo. Os economistas, especialmente aqueles que estudam microeconomia, se preocupam com as causas e conseqüências da falha de mercado.

Segundo os economistas, existem quatro tipos de falhas de mercado:
  • abuso de poder de mercado, o que ocorre sempre que um comprador ou vendedor exerce influência negativa sobre o preço ou demanda
  • externalidades, quando o mercado não leva em conta o impacto de uma atividade econômica no ambiente externo. Por exemplo: o mercado pode ignorar os custos externos de uma empresa que polui o meio ambiente
  • bens públicos, como defesa nacional. Se a defesa nacional fica por conta do mercado, quanto ela gastaria para essa finalidade? Esse valor é justo e coerente?
  • situação de informação assimétrica, em que algumas partes têm informações privilegiadas e as usam para levar vantagem sobre a concorrência. Esta questão é polêmica, já que a ter informações a mais pode levar a uma maior competitividade e melhorar o mercado. No entanto, especialistas defendem que o desequilíbrio de poder nas transações pode fazer com que elas dêem errado
Abuso de poder de mercado pode ser combatido por meio de políticas antitruste. Já externalidades podem ser melhoradas por meio de regulamentos, de um imposto ou subsídio, ou usando os direitos de propriedade para forçar o mercado a pensar no bem-estar coletivo de todos aqueles que são afetados por uma atividade econômica. O fornecimento de bens públicos deve ser garantido pelos impostos pagos pela população.

Certos tipos de intervenções governamentais na economia, como impostos, subsídios, controle de preços e salários, ainda que comecem como tentativas para corrigir falhas de mercado, podem levar a uma distribuição ineficente de recursos.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia